quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Minha amiga Jaci...

Ano passado eu compartilhei uma música da Jaci Velasquez e disse que ainda escreveria mais a fundo sobre a forma como eu e algumas amigas crescemos junto com ela. Antes, vamos falar um pouquinho dessa intérprete abençoada, com uma das vozes femininas na música cristã que eu mais gosto!

Jacquelyn "Jaci" Davette Velásquez nasceu em Houston, Texas, em 15 de outubro de 1979. Com treze anos de idade fez sua primeira apresentação cantando na Casa Branca e a partir daí parece que a moça passou a ter gosto por apoiar o governo estadunidense. Chegou a ser muito questionada por ter participado das campanhas eleitorais de 2004, representando os latinos, ao lado de George W. Bush. Seu primeiro álbum de sucesso foi Heavenly Place, que possui a canção Un Lugar Celestial, com partes em inglês e partes em espanhol. Este álbum agradou tanto o público latino quanto o americano, colocou cinco singles na primeira posição das rádios, fez com que ela recebesse o prêmio "Dove Awards" na categoria Revelação do Ano e da RIAA recebeu o certificado do Disco de Platina. A partir do lançamento de Heavenly Place, Jaci Velasquez rapidamente se tornou uma personalidade conhecida, apareceu em páginas e capas de várias revistas. Seu segundo grande êxito foi a canção Unspoken, toda em inglês, do CD com o mesmo nome. O motivo desse álbum ter gerado uma identificação maior no público é que as músicas falam de sentimentos comuns a partir de experiências que Jaci Velásquez passou, como o divórcio de seus pais, o fim de relacionamentos e invasão de privacidade. Em 2003 ela fez sua estreia nos cinemas, com Confusões Amorosas.

Só por esse resuminho, nota-se que a Jaci é pop. E pelas bandas de cá, mesmo antes de conseguirmos vasculhar a vida dos famosos pela internet, as próprias composições dela já davam a tônica do que ela estava sentindo, do que se passava na vida dela.

Já mencionei por aqui de um blog que tinha com algumas amigas cristãs extremamente idealistas, que nos entitulávamos As Littles. A música da Jaci casava bem com nossos sonhos e dramas adolescentes, por isso, meio que a elegemos nossa representante na música cristã. Eu em especial, creio, porque ela tinha a belíssima Flower In The Rain, e como eu era a Little Flower...rs

Mas como a discografia da Jaci demonstra o amadurecimento dela na vida sentimental? Esse álbum mencionado, Heavenly Place, de 1996, traz a música I Promise, que diz:


"Até lá, Senhor
Eu serei referência
Sabendo que o verdadeiro amor chegará um dia
E virá somente de Ti
Porque eu tenho visto o sofrimento
que a solidão pode causar
Quando escolhemos entregar nosso amor
Sem uma causa correta"
Nos dois álbuns seguintes, ela traz lindas canções de amor a Deus, que chegam até a ser dúbias, tamanha declaração... São elas a You (Jaci Velasquez/1998) e Solo Tu (Llegar a Ti/1999). O álbum de 2000, Crystal Clear - um dos melhores dela!, traz só músicas de teor espiritual, mas em 2001... Em Mi Corazon, o fundo do poço, com a mega-deprimente "Como se Cura una Herida":


"Que triste é acordar e ver a realidade
Ver que é mentira o que sentia, saber que é o final
Que triste é ver cair essa parede que ontem me resguardava
E não me deixava ver o que fazia

Como se cura uma ferida quando perdoar é tão difícil
Quando não se consegue esquecer
Como enfrentar a vida com o coração feito pedaços
Quando a desilusão quebra seu mundo e te machuca
Um golpe baixo
Nunca imaginei chorar seu engano

Em meio à dor minha força foi minha fé
E no meu lamento, buscando fôlego
Olhei para o céu e perguntei

Como se cura uma ferida quando perdoar é tão difícil
Quando esquecer não se consegue
Como enfrentar a vida com o coração feito pedaços
Quando a desilusão quebra seu mundo e te machuca
Um golpe baixo
Nunca imaginei chorar seu engano

Seu engano me ensinou que não há nada seguro
Que só se pode contar com Deus"

Eu adorooooo o que se segue em 2003, principalmente porque também já reconheci mais essa fase na minha vida! haha Nesse ano ela lança o Milagro, e a faixa que chama atenção é a No Hace Falta Un Hombre! Minha amiga-psicóloga Márcia Elisa poderia até identificar as fases do luto nisso! hehe Mas apesar de rir um bocado da música, ela não está de todo errada... o casamento não é a razão de Deus ter criado a gente não... tem muita menina/mulher que acha que essa é a solução dos seus problemas...

"Não me faz falta um homem para sobreviver
Que ronque pela noite e não possa dormir
Se bem que sei aonde eu vou e tenho fé em mim

Faz um tempo atrás pensava que talvez
Estando junto com ele eu iria me sentir bem
Mas algo me mudou e já não espero
Que me aprovem ou me entendam para estar feliz

Não penses mal, eu quero alguém que me saiba amar
Um amor real e verdadeiro
Se vier, ótimo, e se não vier, quem se importa?
A vida segue igual

Necessito dele (oh oh), mesmo que não o queira (sim)

Não me faz falta um homem que pague pelo meu jantar
Mas se você insiste, aqui está a conta
E deves entender que não preciso que me dê atenção
Ou que cuide de mim para estar feliz

Não penses mal, eu quero alguém que me saiba amar
Um amor real e verdadeiro
Se vier, ótimo, e se não vier, quem se importa?
A vida segue igual

Um longo caminho eu ainda tenho que descobrir
E levo comigo apenas o sentimento real que cresce em mim
Dentro de mim
Passa o tempo, me surpreende, e aqui estou pisando firme
Nada diferente me faz falta para estar feliz

Não penses mal, eu quero alguém que me saiba amar
Um amor real e verdadeiro
Se vier, ótimo, e se não vier, quem se importa?
A vida segue igual

Te necessito (não não)
Mesmo que não queira (sim sim) Sim...
Te necessito,
Te necessito (não não)
Mesmo que não queira
Sim...
"
Sentem só ela cantando essa música com um bando de marmanjo atrás! kkkkkkkkkkkkkk Detalhe que, pelo corte de cabelo, isso foi depois do lançamento de Unspoken, quando ela revolucionou o visual...


O Unspoken foi lançado no mesmo ano do Milagro, em 2003. Enquanto o primeiro era totalmente em espanhol, o segundo era em inglês. E a música que mais me chamou a atenção nele, e que também foi apropriada por mim na época, foi a The Real Me. Um tempo depois eu cai na real e percebi que essa música não era só "sincera" demais, mas também um tantinho mal-educada... vejam se concordam comigo com esses trechos...

"Eu tenho meus dias ruins, e alguns são até piores
Eu posso ser uma benção e você sabe, eu posso ser uma maldição
Eu tremo com a rejeição, eu tenho medo de estar sozinha
Às vezes eu posso ser egoísta, mas eu sempre fico à vontade

Esse é o meu eu real
Sou a garota que você quer que eu seja?
Esse é o meu eu real
Com falhas e medos de intimidade
Esse é o meu eu real
Você pode encará-lo?
Você pode senti-lo?
Você pode tomá-lo?
Você pode lidar com meu eu real?

Então agora você que eu estou longe da perfeição
Eu vou cair e vou cometer erros
Mas estou aqui e isso requer coragem
Você vai me abandonar ou vai ficar?
(Por favor fique comigo)

Eu sei que sou exigente e algumas vezes insegura
Eu acho que tenho as respostas, mas então não tenho tanta certeza
Às vezes eu preciso de atenção um pouco mais do que deveria
Mas há uma parte em mim que daria o mundo todo se eu pudesse"

Pra Jaci o casamento com certeza não foi a solução dos problemas... De acordo com a Wikipedia, que está me auxiliando nesse post (hehe), ela se casou em 2003, mas o casamento terminou em 2005. Mas depois de tanta sinceridade e amargura, chega o Beauty Has Grace, neste mesmo ano. E nele uma faixa em que podemos perceber que enfim ela foi sincera, com quem realmente importa, que é o Pai. Ah, essa música já me arrancou algumas lágrimas... é muito linda!

"Eu estou olhando, ainda que meus olhos estejam cansados de olhar.
Escutando, ainda que minhas orelhas estejam dormentes de ouvir.
Orando, ainda que meus joelhos estejam feridos de ajoelhar-me
no chão do quarto.

Eu sei que Tu sabes que coração está doendo.
Eu estou fugindo das lágrimas e minhas vontades estão partidas.
Eu acho que não posso mais suportar o fardo.

Todas as minhas esperanças e meus sonhos e meus melhores planos
Estão escorregando por entre minhas frágeis mãos.

Então, eu estou deixando cair.
Eu vou aprender a confiar em Ti agora.
O que mais eu posso fazer?
Tudo o que eu sou depende de Ti.
E se o sol não voltar mais,
Eu sei que Teu amor será suficiente.
Eu estou deixando acontecer, estou deixando ir.
Eu estou deixando cair.

Eu estou andando por este mundo como se mal estivesse viva
Enterrada na dúvida desse buraco que eu estou cavando.
Mas o Senhor está me arrancando e eu estou respirando finalmente ao ar livre

Este quarto pode ser escuro, mas finalmente eu estou vendo. Há um raio novo de esperança e agora estou acreditando
Que o passado é o passado e o futuro está começando a brilhar mais forte agora.
Porque todas as minhas esperanças, meus sonhos e melhores planos
Estão salvos e seguros quando os coloco nas Tuas mãos"


E ela de fato colocou suas esperanças e sonhos e melhores planos nas mãos de quem melhor poderia cuidar deles! Em dezembro de 2006, Jaci se casava com o Nic González, vocalista da banda Salvador. Também latino, também gatinho (rsrs), que canta muuuito... Tudo bem que essas são apenas impressões visuais, mas elas já servem pra mostrar como os dois combinam! Coisa muito de Deus... principalmente porque eles parecem ter mesmo uma parceria na vida, o que pode ser observado a partir de como o ministério deles se complementa... creio que se tornam um também, que é o principal objetivo de um casamento segundo a vontade de Deus...

Um exemplo do que estou falando pode ser captado nesse vídeo, onde os dois cantam uma música do último álbum dela, de 2008, Love Out Loud.


"Acordándome de ti me pierdo en un papel
Que anida, en silencio tu voz
Por escrito
Cuanto me quisiste ayer y yo que no pude ver
La fuerza de tu amor jurándome infinito

Dime que este amor de los dos no se ha ido
Que no llegó a el olvido
Dime que esta noche soy yo tu rocío
Cuando llegue el hastío
Dime que este amor de los dos no se ha ido
Que hasta en los sueños estás conmigo, conmigo
Por Escrito

Desnudo mi corazón ya nada tiene razón
El tiempo se me va buscando tu regreso
Dime que este amor de los dos no se ha ido
Que no llegó a el olvido
Dime que esta noche soy yo tu rocío
Cuando llegue el hastío
Dime que este amor de los dos no se ha ido
Que hasta en los sueños estás conmigo, conmigo
Dime que este amor de los dos no se ha ido
Que no llegó a olvido
Dime que esta noche soy yo tu rocío
Cuando llegue el hastío
Dime que este amor de los dos no se ha ido
Que hasta en los sueños estás conmigo, conmigo"
Quem assistir o vídeo, vai ver a Jaci gravidíssima do segundo filho do casal, o Soren, nascido em 2009. Em 2007 eles tiveram o primogênito, o Zealand. Eu, que de certa forma acompanhei a vida da Jaci, fico muuuito feliz de ver como ela está com essa família linda... e anseio pelo que seu novo álbum, Diamond, vai trazer pra nós esse ano...

"You make everything pure, everything beautiful
You make me see the only thing that's true
It's you"
...


Nenhum comentário: