quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Espelho, espelho meu...

Quem diria, hein? Postagem em três dias seguidos já!!! A glória é de Deus, sempre, porque só Ele mesmo pra conseguir me tirar da cama mais cedo como tem feito... assim sobra um tempinho a mais pra compartilhar o que Ele tem falado e feito aqui dentro... Mas nem tudo, claro, cada coisa a seu tempo! rsrs

Bom, hoje termina o prazo do meu primeiro propósito do ano. Quando essa semente foi plantada no meu coração nos últimos dias do ano passado, achei que seria algo bem simples e, de certa forma, até fácil: 40 dias sem maquiagem. Na ocasião, entupir meu rosto de maquiagem não estava ajudando a cobrir todas as marcas e espinhas mais, na verdade parecia até piorar a situação. Mas sabia que abrir mão de tudo, em todos esses dias, seria assumir aquilo que tanto tem me incomodado.

E não foi fácil mesmo. Já comecei na Vigília de Ano Novo: roupinha bonitinha, unhas feitas, mas rosto sem maquiagem alguma. Além das marcas de espinha, ainda tinha marcas do ácido que tava passando nelas - tentando melhorar a situação, e também minhas olheiras profundas de dias de muito trabalho na madrugada. Olhar pras pessoas e ser olhada de volta era um lembrete de como eu estava, e me incomodava profundamente. Também tive um casamento pra ir no final de janeiro e, apesar de já ter me acostumado, sentia que estava pior que todo mundo, de certa forma, porque todos estavam bem-arrumados e maquiados e eu lá com aquela cara sem nada...

Foi realmente um exercício de assumir essas imperfeições, esses problemas, essa realidade (atual). E como já disse, não foi naaaada fácil, mas mesmo com algumas espinhas novas já me incomodando aqui, tenho que dizer que esse exercício gerou um aprendizado. Pude ver que essas coisas que tanto me incomodam, essas imperfeições, essas marcas, não anulam nem escondem a beleza do que Deus criou. E não entendam que estou aqui exaltando ser bela, creio que como toda menina, há dias em que me sinto mais bonita do que em outros... 

Alguns dias nesse período foram até engraçados, porque chegava ao trabalho e ia direto pra banheiro (lavar as mãos da lotação... rsrs) e estranhava o fato de me olhar no espelho e me achar bonita apesar das marcas, olheiras e suor... rs Mas outros dias o esforço pra ver a beleza por trás disso tudo era maior. Parece que o que é negativo pula mesmo aos nossos olhos - como a Joyce Meyer comenta em A Revolução do Amor, ao passo que temos que olhar mais a fundo pra reconhecer o que é bom, positivo.

Além dessas sensações todas, perceber que se é livre pra se aceitar e assumir até aquilo que nos incomoda é uma coisa realmente libertadora. Não ser dependente de maquiagem nem da opinião das pessoas. Acho que vou demorar um tempo pra voltar a usar tanta coisa como antes...

Claro que muita gente pode achar que isso que me incomoda é muito pequeno, como é mesmo e nem por isso deixa de me incomodar, mas a questão é que o diabo vai sempre tentar usar essas coisas - grandes ou pequenas, sérias ou bobas, contra nós, vai tentar usar isso pra nos afastar do Pai.
Já tive uma fase de baixíssima autoestima, quando fazia cursinho pré-vestibular. Isso fez com que esse ano, o de 2001, fosse guardado em minha memória como o de maior introspecção na minha vida! O fato é que eu não me achava "o suficiente" pra me aproximar das pessoas, mas em minha mente o pensamento que justificava isso era o de que aquelas pessoas não me faziam falta, eram fúteis e tantas outras coisas... Foi um ano inteiro usando calça cargo ou camisa comprida pra tentar me esconder ainda mais. Perceberam como um pecado atrai muitos outros?

A baixa autoestima é ingratidão com Deus, porque desvalorizamos a pessoa que Ele nos fez (nós, imagem e semelhança d'Ele), mas pra tentar amenizar a dor que sentimos, rotulamos os demais como as pessoas que não merecem nosso esforço de aproximação por estarem bem aquém de quem somos (por "dentro"). Curiosamente, isso vira um dos pecados mais terríveis que existe, que é o orgulho, achar que somos melhores. É muito, muito louco isso. Mas é assim que funciona. Um pecado não permanece sozinho em nossas vidas, ela vai atraindo muitos outros e quando a pessoa perceber... já vai estar far far far away from Him!

Acho que por isso também eu odeio tanto aquela saga Crepúsculo. Entendam, minha carne amou aquele livro e o filme e me enche a paciência querendo mais, mas meu espírito reconheceu um ardil muito eficaz por trás daquilo tudo. Porque ele reconheceu que eu já me senti como a Bella e sonhava com um Edward pra me tirar do anonimato, pra me fazer me sentir alguém. Ele é tudo que uma garota que não se sente vista, com baixa autoestima, deseja. Alguém que te enxerga quando você é invísivel, que enxerga em você muito mais do que o espelho te diz e, automaticamente, te coloca no mapa. O seu "herói", seu "príncipe da armadura brilhante".

Mas Deus é bom e essa fase passou e eu descobri, então, que Jesus, sim, me enxerga como eu nunca me enxerguei, que n'Ele eu sou alguém, quem Ele me criou pra ser. Ele, sim, é o meu herói, Ele enfrentou a cruz não pra que, como uma vampira, eu estivesse eternamente morta com ele, mas VIVA!

Pode parecer um exagero. Se você pode se dar ao prazer (aquela literatura pobre? really?) de mergulhar nesse mundo sem se molhar, que bom. A história é envolvente, os atores são bonitos, os efeitos emocionantes. Mas eu não consigo deixar de lembrar de todas as mentiras que o diabo jogou em cima de mim nem nas milhares de meninas frustradas por não serem Bellas, dando espaço pra qualquer Edward pé-de-chinelo matá-las ao pouco e as afastarem do verdadeiro Herói dessa história toda, aquele que dividiu o tempo em Antes e Depois...

Esse post nem era pra falar de Crepúsculo, mas como um assunto puxa o outro... Resumindo tudo que eu já escrevi, queria deixar essa música linda da Bethany Dillon sobre esse anseio de toda menina/mulher...


Beautiful
Bethany Dillon

I was so unique
Eu era tão única
Now I feel skin deep
Agora sinto profundamente em minha pele
I count on the make-up to cover it all
Eu conto com a maquiagem para cobrir tudo
Crying myself to sleep cause I cannot keep their attention
Chorando até dormir porque eu não posso chamar a atenção deles
I thought I could be strong
Eu pensei que poderia ser forte
But it's killing me
Mas isso está me matando
Does someone hear my cry?
Alguém ouve meu choro?
I'm dying for new life
Eu estou desesperada por vida nova

I want to be beautiful
Eu quero ser bela
Make you stand in awe
Fazer você ficar admirado
Look inside my heart,
Olhar dentro do meu coração,
and be amazed
e ser surpreendido
I want to hear you say
Eu quero ouvir você dizer
Who I am is quite enough
Quem eu sou é o bastante
Just want to be worthy of love
Apenas quero ser digna de amor
And beautiful
E beleza

Sometimes I wish I was someone other than me
Às vezes eu queria ser alguém diferente do que sou
Fighting to make the mirror happy
Lutando para fazer o espelho feliz
Trying to find whatever is missing
Tentando achar o que quer que esteja faltando
Won't you help me back to glory
Você não vai me ajudar a voltar à glória?

You make me beautiful
Você me faz bela
You make me stand in awe
Você me deixa admirada
You step inside my heart, and I am amazed
Você caminha pra dentro do meu coração, e eu sou surpreendida
I love to hear You say
Eu amo ouvir Você dizer
Who I am is quite enough
Quem eu sou é o bastante
You make me worthy of love and beautiful
Você me faz digna de amor e beleza

Um comentário:

Little Heart - Márcia Elisa disse...

Amiga de Jesus...
Que post MARAVILHOSO!!!
Só pode ter sido inspirado pelo Pai mesmo...
bjos!