sábado, 30 de abril de 2011

Um casamento real...

Ontem, o assunto que foi amplamente explorado pela mídia no mundo todo foi o casamento do Príncipe William e da Kate Middleton. Vi apenas umas fotos até então, porque tinha coisas mais importantes pra fazer, mas essa "mobilização" toda em torno de todos os detalhes possíveis e imagináveis dessa união me fez lembrar de algumas coisas. Mas antes de prosseguir, deixe-me dizer que sempre torço pelos casamentos e espero que esse seja realmente feliz.

Não sei dizer as cifras, mas imagino que tenha sido dispendido um montante enorme de dinheiro nisso. Tem um programa no Discovery Home & Healthy, chamado Casamentos Espetaculares, que me dá uma vaga ideia de como as pessoas podem rasgar dinheiro para celebrar uma união. Se o compromisso que elas firmam ainda fosse, de fato, por toda a vida, eu daria um desconto, mas raramente é. E entre os que duram, quantos não duram por outros interesses contrários ao amor?

Fico me perguntando por que tantos casamentos e relacionamentos não duram. E acho que a resposta principal pra essa pergunta é o egoísmo que cresce cada vez mais na vida das pessoas. Nem o banheiro mais os casais querem dividir, quanto mais os maus momentos? Nenhuma das partes quer abrir mão de seu gosto e espaço nem está disposta a aguentar as manias do outro. Triste isso. "E serão os dois uma só carne" tem sido uma realidade para poucos, para aqueles que firmaram mesmo um compromisso e que se esforçam a cada dia para cumpri-lo. Se a gente cria confusão dentro de casa, com nossa família, por que seria diferente com nosso marido ou esposa? As pessoas são diferentes umas das outras, mas o respeito, o carinho e o amor, se existirem e forem exercitados, serão maiores que essas diferenças.

Engraçado que às vezes a gente tem a impressão de que a espera é algo estático. Mas a espera em Deus e com Deus não é assim. Acho que já falei à exaustão sobre como Ele já transformou tanta coisa dentro de mim de maneira geral, mas, dentro do assunto que estamos tratando, também [ou principalmente, não sei] na vida sentimental. Preguei meu "Ken" na cruz, meu ideal de príncipe [ah, o William figurava entre exemplos quando era bonitinho! rs], e Deus teve espaço pra ir trabalhando dentro de mim. Hoje, eu posso dizer que às vezes percebo que Ele está me preparando até pro casamento, pra ter uma família. Não estou dizendo que quero casar e ter filhos amanhã, mas eu já sei que Ele está me preparando pra isso também.

E percebi isso outro dia, quando Ele me mostrou como funciona na prática Eclesiastes 4.9-12. Na minha adolescência idealista eu sonhava em colocar em prática o "melhor é serem dois do que um", mas não entendia a profundidade disso, o que isso representa no mundo espiritual:

"Melhor é serem dois do que um... Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa".

Se nossa vida nessa terra é um campo de batalha, eu tenho que ser a principal intercessora do meu marido, assim como ele será meu principal intercessor. Porque o ideal de casamento que o Pai colocou no meu coração é o de um ministério. Trabalhar juntos pelo Reino, unir nossas forças. Então, precisaremos fortalecer um ou outro, encorajar, ajudar a recuperar o foco, resistir ao mal. Outro dia o Max Lucado [meu querido!] twitou uma frase tirada de seu livro mais recente que achei muito interessante e com a qual concordo muito:
"O casamento é ideia de Deus. Ele o criou porque a maioria de nós somos melhores seguidores d'Ele com um companheiro do que sozinho".

E ouvindo falar de tantos preparativos para esse casamento célebre, fiquei pensando no que sonho pra minha própria cerimônia, no quanto Deus mudou até isso. Vou ceder um pequeno spoiler a vocês... rs

Eu quero dois pastores queridos pra celebrarem meu casamento. Espero que meu noivo não tenha mais de um nome em mente, pra não virar bagunça, né? rs Quero que o tema da palavra seja o amor, de uma forma linda e profunda que o Espírito Santo vai guiar e que vai culminar no graaaande amor de Jesus! Se o Espírito der a direção, até apelo pode ter! A gente chega pro lado no altar... até ora pelo pessoal, se for o caso! rs E eu quero muuuuito uma festa só pelo seguinte motivo: música cristã! Penso num louvorzão nas primeiras horas e depois ainda rolava de fazer uma pista só com música cristã internacional, com projeções desses ministros ou de vídeos evangelísticos... Bom, essas são algumas das ideias que tenho em mente e que posso compartilhar... rs Mas está nas mãos de Deus, tudinho! A vontade d'Ele é melhor, então estou de boa...

Uma coisa é certa pra todos nós: se Cristo está no meio, será mesmo um casamento REAL - em todos os sentidos da palavra! :)

Pra encerrar, uma das músicas românticas cristãs sobre a caminhada a dois no casamento mais fofas que já ouvi...



There's a road I'm walking on
Há uma estrada onde estou andando
Full of promise and of woes
Cheia de promessas e desgostos
And the fog has not yet gone, oh no
E o nevoeiro ainda não passou, oh não
But as it goes, I want you to know
Mas enquanto ele passa, eu quero que você saiba

Wherever I go, I'll take your hand, baby
Onde quer que eu vá, eu tomarei sua mão, baby
Into the light of day
Para a luz do dia
Cuz we'll never see just how far we've come baby
Porque nós nunca veremos o quão longe nós chegamos, baby
If we stay
Se nós ficarmos
And nobody knows just where this road will lead
E ninguém sabe exatamente onde essa estrada vai levar
But I'll take your hand as He's leading me
Mas eu tomarei sua mão enquanto Ele está me guiando
We'll walk on the shores of this beautiful sea
Faremos um passeio nas margens deste belo mar
And into the light of day
E à luz do dia

There's a season for us all
Há uma estação para nós todos
Life can spring as people fall, yeah
A vida pode florescer (primavera) enquanto pessoas caem (outono), sim [sim, outono! :D]
And the wonder of it all, oh
E a maravilha de tudo isso, oh
Is as it goes, you can still know
É que enquanto acontece, você pode continuar sabendo

Wherever I go, I'll take your hand, baby
Onde quer que eu vá, eu tomarei sua mão, baby
Into the light of day
Para a luz do dia
Cuz we'll never see just how far we've come baby
Porque nós nunca veremos o quão longe nós chegamos, baby
If we stay
Se nós ficarmos
And nobody knows just where this road will lead
E ninguém sabe exatamente onde essa estrada vai levar
But I'll take your hand as He's leading me
Mas eu tomarei sua mão enquanto Ele está me guiando
We'll walk on the shores of this beautiful sea
Faremos um passeio nas margens deste belo mar
And into the light of day
E à luz do dia

And I won't let go, no never
E eu não vou abrir mão, não, nunca
We'll weather any storm
Nós resistiremos a qualquer tempestade
Oh, as the Father lights our way tonight
Oh, como o Pai ilumina nosso caminho essa noite
We will carry on, we will carry on
Nós vamos continuar, nós vamos continuar


Nenhum comentário: