terça-feira, 5 de abril de 2011

Pra ontem, por favor!

Alguém já foi num restaurante ou lanchonete e, ao fazer seu pedido, disse "O que for mais fácil, por favor"? Até imagino que em situações de fome absurda  alguns de nós tenha optado por algo que "saísse" mais rápido, mas o simples imaginar de falar isso pra alguém soa bastante ridículo... concordam?

Por que, então, com Deus, tem que ser diferente? Quantos de nós já não nos achegamos a Ele e dissemos coisas ridículas desse tipo, exigindo d'Ele uma ação rápida? Ou pior. Sabíamos o que precisávamos fazer para superar um problema, mas optamos pela saída mais fácil, ao invés de deixá-Lo trabalhar em nós por meio da situação...

Vou dar um exemplo. Uma pessoa muito querida começou a deixar de ir na igreja por causa de trabalho, cansaço e até televisão. Quando acontecia de ir, criticava quase tudo. Conhece a Verdade, sabe que tem um chamado e sabe que poderia fazer mais com aquilo que Ele já colocou em suas mãos, mas deixou a apatia ganhar espaço e agora decidiu tomar antidepressivos, porque diz estar precisando. Parece uma solução mais fácil - se isso resolvesse alguma coisa. Um medicamento vai apenas mascarar o problema, que não vai deixar de existir. Sabemos a raiz d'Ele, não sabemos? Logo, sabemos como resolvê-lo de maneira definitiva, não sabemos também? Mas é simples? Não, requer trabalho e requer, antes de qualquer coisa, decisão dessa pessoa. Mas aquilo que parece mais fácil larga na frente.

Outro exemplo, que acontece muito, são os casamentos. Muita gente que é [às vezes recém-]casada e fica tentando desanimar os solteiros com sua frustração tiveram essa mesma postura.Viram um candidato em potencial, que atenderam aos seus desejos mais superficiais e deixaram Deus de fora da escolha. Não apenas deram tempo pra Ele auxiliar na escolha, como também não deram tempo pra Ele trabalhar na vida do casal antes que se tornassem "uma só carne". Eu mesma já cansei de falar que Ele tem usado todos esses anos de espera pra me moldar, né, não somente pro casamento, como para ministério, vida com Ele mesmo. Casamento não é o destino final de ninguém, então Ele tem muito trabalho pra fazer em nós, e parte desse trabalho precisa acontecer antes.

Igreja não é terapia em grupo, nem Cristianismo é fast-food. Precisamos estar dispostos a pagar o preço de realmente ser guiados pelo Espírito em TODAS as nossas escolhas. Pareçam simples ou não. O Rick Warren postou mais uma pérola no twitter umas horas atrás, que veio bem a calhar com o que já estava na minha mente pra escrever...
"É mais fácil lutar pela verdade do que vivê-la. É por isso que há mais Defensores que Discípulos".

E então, qual vai ser? Pra ontem? Ou pra construir o amanhã com Ele?

Nenhum comentário: