segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nossas primícias... são Tuas!

Tem seis dias que não escrevo nada, por falta de tempo, e depois de várias ideias, fiquei aqui perguntando o Pai sobre o que escrever neste momento. Queria uma palavra d'Ele pra compartilhar, mas acho que não vai ser bem isso o que vai sair. Acho que hoje o espaço é apenas para compartilhar mais um presente, um prazer que Ele me concedeu.

Já comentei outras vezes sobre as obrinhas que estamos fazendo aqui em casa, né? À medida que as mudanças que fomos fazendo no quintal foram ganhando forma, comecei a falar com minha mãe sobre o desejo de estreá-lo, estrear a nova churrasqueira, em uma programação dos Discípulos [minha mocidade amada e cheirosa de Jesus]. Minha mãe fingia que não estava tão empolgada quanto eu, mas entupiu o quintal de luzes, pra dar pra ler, fazer nossas reuniões e etc. E isso aconteceu no último sábado. Mas não foram apenas os Discípulos que vieram, vieram também muitos convidados nossos igualmente queridos. E foi muito especial. Deus nos trouxe uma palavra por meio da vida da Paulinha que foi pra ficar de boca aberta. Muitos desses convidados comentaram como foram tocados. Nossa oração foi respondida. Porque não queríamos um simples evento, um simples churrasco, mas um momento com Ele e pra Ele.

Foi a "inauguração" perfeita. No meu coração, abrir a minha casa pela primeira vez depois dessa reforma pra fazer algo pro Reino, era como ofertar mais uma das primícias a Ele. E, glórias ao nome de Jesus, Ele recebeu e se alegrou com isso.

E fiquei pensando desde então nesse prazer tão grande que é oferecer nossas primícias ao Senhor. Mas como essa palavra não é tão clara pra todos, vamos ver o que o Michaelis online tem a nos dizer a respeito dela, porque acho que vou me prolongar um pouco mais no assunto... rs

primícias:
1 Os primeiros frutos colhidos. 2 Os primeiros animais nascidos de um rebanho. 3 Primeiras produções; primeiros efeitos; primeiros lucros. 4 As primeiras produções do espírito: As primícias do seu talento; as suas primícias literárias. 5 Primeiros sentimentos; primeiros gozos. 6 Começos, prelúdios.

Bonito, né? O significado é muito mais bonito do que a sonoridade dessa palavra. E Provérbios 3.9 nos diz o que fazer com ela: "Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações...".

Mas oferecer a Ele nossas primícias, como a definição do verbete mesmo diz, é bem mais do que coisas materiais. Nossas plantações não são apenas o fruto do nosso trabalho ou mesmo a hortinha que tentamos manter. Porque estamos sempre plantando algo, seja bom ou ruim.

Plantamos estresse quando somos impacientes com a/o caixa de algum estabelecimento ou pressionamos o motorista da frente. Assim como plantamos alegria quando sorrimos e cumprimentamos o motorista ou o cobrador do ônibus ou damos a preferência pra alguém que não a teria no trânsito. Plantamos a dúvida e a insegurança quando corremos atrás dos nossos próprios objetivos, mas plantamos a paz e a segurança quando buscamos o Reino d'Ele antes de todas as coisas.

Ofertar nossas primícias, então, é entregar pra Ele nossas vidas, o fruto das nossas mãos, o que estamos plantando. Confesso que anseio muuuito pelo dia em que vou poder ofertar ao Amado da minha alma "as primeiras produções do meu espírito,... [minhas] primícias literárias"... hehe Ai, vocês não fazem ideia! Mas está nas mãos d'Ele... :)

Uma vez Deus me deu um entendimento diferente do versículo 14 do capítulo 4 de João: "mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".

Essa água que vai jorrar de nós para a vida eterna pode ser compreendida como nossos gestos [o que plantamos]. A gente não pode ter ideia da dimensão que um gesto de amor, de bondade, pode alcançar. Ele pode fluir para a eternidade, porque seus frutos podem perdurar até lá, alcançando vidas e mais vidas, gerações e mais gerações. 
Se essa fonte flui de mim, ela vai atingir outras pessoas no meu caminho. E essas pessoas serão tocadas de alguma forma. Por exemplo, um gesto simples como um sorriso pode revelar o amor de Deus a alguém que pretendia tirar a própria vida. E desde que essa pessoa não tire sua vida, Deus pode operar o plano de salvação por meio de Cristo na vida dessa pessoa. E ela, por sua vez, terá uma fonte fluindo de dentro dela. Está dando pra entender? Coisas que parecem aleatórias, "coincidências" [não acredito nisso], podem ser, na verdade, o agir de Deus para o cumprimento do plano d'Ele na vida de alguém. Como Ele fez por meio da vida de Filipe, segundo conta o capítulo 8 de Atos. Um eunuco votlava de Jerusalém, aonde ele tinha ido adorar ao Deus que ele não conhecia e, ao mesmo tempo, Deus colocou um servo diligente [zeloso, cuidadoso, ativo, pronto, rápido, vigilante, atento, aplicado, trabalhador] no caminho d'Ele. Esse servo era Filipe. O Espírito simplesmente mandou ele ir pra um lugar, ele obedeceu e lá encontrou essa vida sedenta pelo Cristo ressurreto - sedenta sem ao menos o saber. O que aconteceu, nós já sabemos. O eunuco aceitou a Jesus e foi batizado, mas o fruto que essa vida gerou no reino distante onde vivia, nós não sabemos. Mas com certeza, fluiu para a eternidade. Creio que deve continuar fluindo, através das gerações que foram "molhadas" por essa fonte.

Se plantamos o bem e o ofertamos como primícias ao nosso Deus, não podemos ter a menor noção de como essas sementes vão se desenvolver neste mundo. Mas podemos ter a CERTEZA de que elas irão se desenvolver, de uma forma muito mais intensa e incrível do que poderíamos imaginar. Afinal, eu posso plantar, você pode regar, mas o crescimento virá é de Deus [I Co 3.6]. Não é uma possibilidade, é um fato.

Nós também nos tornamos primícias, as primícias d'Ele! "Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou". Tg 1.18 Que estes frutos seja agradáveis e que suas sementes continuem a transformar essa terra!


ps: é... acho que Ele acabou dando... né?

Um comentário:

André Zocrato disse...

Oi Su, tudo bem, vc sabe, né, eu sou meio que cientista, então, eu pergunto mesmo... Mas as vezes, não precisa de uma resposta. Pode ser só para pensar mesmo, ou discutir...

Então, lá vai:
Vc não acha que a idéia de planos de Deus para a nossa vida limitam o livre-arbítrio?

Explico: Considerando que Deus tem um plano para as nossas vidas, e considerando que ele não falha (acho que é uma consideração plausível) e que ele é onisciente, então ele já sabe que o plano dele vai dar certo. Se isso for verdade, o acaso (ou coincidências como vc chamou no post) não faz mesmo nenhum sentido, afinal o acaso não pode mudar o plano de Deus, ele pode ser o plano de Deus, e, se assim o for, deixa de ser acaso para ser parte do plano. Só que da mesma maneira o livre arbítrio também deixa de existir, afinal, a nossa história já está em um livro selado, e que Deus (onisciente) já planejou e move-se para que ele dê certo.
Agora, com um raciocínio invertido, se o livre-arbítrio existir eu terei liberdade para escapar do plano de Deus (caso por exemplo eu não saiba que esse é o plano de Deus, pq se soubesse não escaparia)e se eu escapar do plano de Deus, a idéia de plano perde o sentido, afinal, Deus não falha.

Logo, o acaso é mesmo sem sentido (podendo ser na verdade parte do plano de Deus) e o livre-arbítrio também não é tão livre assim ou o contrário, o livre-arbítrio existe e o acaso também?

Já dou a minha resposta. Para mim o livre arbítrio não é tão livre assim. Podemos escolher desde que não afastemos dos planos de Deus. E o acaso não faz nenhum sentido mesmo, na verdade ele é resultado de causa ignoradas de efeitos conhecidos ou não, mas, reconheço que as vezes não tenho certeza disso.

Um bjo. Adoraria passar uma tarde de sabado discutindo sobre isso na sua área de churrasco nova ou na minha casa mesmo. kkkkkkkkk. Saudade.