sábado, 3 de setembro de 2011

Onipresente. Onisciente. Onipotente.

Tem um tempinho que não faço um daqueles relatos cotidianos meus, né? Hoje é dia! Interesse a quem interessar, lá vou eu... rs

Acho que meus instintos de mulher virtuosa estão aflorando com essa mudança de horário. Mais frequente do que imaginava, cá estou eu fazendo alguma coisa na cozinha, me disponibilizando pra fazer serviços chatinhos que não fazia na casa há tempos... O mais legal é que mesmo nessas coisas tão simples da nossa vida, dá pra sentir/perceber a presença e a inspiração do Espírito Santo com a gente. =)

Sábado passado foi a primeira vez que pude acordar cedo sem ter dormido de madrugada ou saído pra trabalhar bem cedo em muito tempo. Minha mãe tinha ido pra igreja ajudar na cozinha e, por livre e espontânea vontade, resolvi fazer uma "surpresa" pra ela e lavar o banheiro [o outro tá estragado]. Fiquei impressionada com a minha animação pra executar essa tarefa que sempre achei das mais chatas em casa. Peguei toda a parafernália, montei um "player" lá na porta do banheiro, e daí foi só alegria! Creio que exceto para os meus vizinhos! hehe Além de cantar, chorar, às vezes ajoelhada esfregando os azulejos da parede levantava as minhas mãos concordando com o que era cantado [ex: Desperation Band com "então tome minhas mãos, eu as levanto bem alto, elas são Tuas não minhas, faça a Tua vontade" - Ready Now]. Depois fiquei pensando com alegria o quanto é maravilhoso saber que pertencemos a um Deus onipresente, que não se limita às quatro paredes de um templo, seja em Jerusalém ou na minha esquina. Ele está sempre acessível, sempre alcançável por um coração sincero.

Hoje, exceto por um pouco menos de empolgação decorrente de um ventinho frio que soprava essa manhã, o cenário foi o mesmo. E a alegria também. Além da certeza de que a capacidade pra fazer essas coisas com essa postura e energia provém do Espírito Santo. Depois de ouvir Jesus Culture, coloquei pra tocar meu querido Tim Hughes, e a coisa foi um pouco além do que na semana passada. Gente, não adianta, eu viajo. E acho que vou longe, graças a Deus. Talvez o que eu disse até aqui tenha sido uma mera introdução. Acho que o que realmente interessa vem a partir de agora. Não que seja algo que vai mudar a vida de vocês, tampouco será um "ensinamento", mas quero colocar uma coisa que eu pensei, pra que vocês também pensem comigo. Pode ser que pareça bobo, mas pra mim foi uma coisa nova, por isso quero compartilhar.

Estava tocando a faixa 4 do álbum "Happy Day", gravado ao vivo em Londres, com a participação do Martin Smith - vocalista do Delirious?. A faixa 4 é nada mais, nada menos, que um dos louvores mais populares e tradicionais da igreja moderna. Essa música ficou em 1° lugar no ranking da Christian Copyright Licensing International, que é uma espécie de companhia que cuida dos direitos autorais das músicas cristãs, por dois anos seguidos. Isso quer dizer que, neste período, ela foi a música mais regravada e, atualmente, se mantém entre as 25 primeiras deste ranking. E é realmente muuuuita gente que já gravou sua versão desta música, composta pelo Tim em 1999. Só em inglês, eu a tenho na voz de 10 nomes diferentes da música cristã.

Tim conta que a compôs após ler Filipenses 2, que fala sobre a humildade de Cristo, que deixou seu trono nos Céus para se sacrificar na terra por nós. "E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!" (versículo 8). E de repente, quando ouvi um verso em especial, o Espírito fez várias conexões aqui na minha mente. Ele diz:

"Humbly You came to the earth You created
Humildemente vieste à terra que criaste

Veio à minha mente, então, o capítulo 1° do evangelho de João: "No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito" (v. 1-3).

Vocês já pensaram que quando Jesus veio à terra, em semelhança de homem, Ele voltava ao lugar que criou? Mesmo que Ele seja onipresente e tivesse consciência de como estava a terra, foi a primeira vez que Ele esteve aqui em carne e osso, de volta à sua criação original. Fico pensando no quanto eu sou chatinha e acho ruim quando alguém faz algo errado em cima de um projeto meu. Imaginem como Jesus encontrou o projeto original d'Ele??? Um planeta onde o ambiente e as pessoas estavam contaminadas pelo pecado. Seu projeto perfeito corrompido. Fiquei lembrando em tantas vezes que a Palavra nos revela o sentimento d'Ele diante de homens e mulheres, tantas vezes nas quais Ele se entristece, se compadece com a dor e a dificuldade do outro. Fico imaginando que Ele pudesse pensar "não era pra ser assim", porque não foi pra isso que Ele nos criou nem criou a terra. Fico pensando também, com essa perspectiva, no tamanho da dor que a rejeição lhe causou. Porque não foram apenas os cravos ou a coroa de espinhos ou quaisquer dos flagelos que ele sofreu que o feriram. A rejeição da multidão que o seguia e aclamava e, de repente, pedia a libertação de Barrabás ao invés da d'Ele. A sede dos líderes religiosos em silenciá-Lo - logo aqueles que, teoricamente, deveriam estar atentos à manifestação do Filho de Deus. O medo dos seus amigos, os discípulos, de serem tidos como seguidores d'Ele. Tudo isso feriu Jesus muito mais do que qualquer outra coisa. Como [bem] escreveu o Max Lucado, “Não foram os pregos que prenderam Deus a uma cruz, foi o amor”.

E é justamente pensando nisso, que outro verso desta canção ecoou bem dentro de mim. Não foi a primeira vez, esse verso geralmente me arranca umas lágrimas dos olhos, mas acho que vai sempre ser assim, porque é algo que nunca vai mudar:

"I'll never know how much it cost to see my sin upon that cross"
Eu nunca saberei o preço dos meus pecados lá cruz 


Agachada naquele banheiro, esfregando mais o chão pra tirar a sujeira que não tinha saído, lembrei que não foi simples pra Ele ter me limpado do meu pecado. Ele pagou um preço que eu nunca poderei ter sequer ideia, porque eu nunca fui nem vou ser Deus pra saber como é abrir mão disso e estar em um corpo humano. Sofrer tudo que Ele sofreu. Ser humilhado, rejeitado, negado. Não foi fácil nem simples pra Ele. Mas é simples pra gente, só precisamos pedir e receber o perdão d'Ele, porque é de Graça!

"You're altogether lovely, altogether worthy, altogether wonderful to me"
Você é completamente adorável, completamente merecedor, completamente maravilhoso pra mim



Here I Am To Worship

Tim Hughes

 

Light of the world,
Luz do mundo
You stepped down into darkness
Tu entraste na escuridão
Open my eyes, let me see
Abra meus olhos, deixe-me ver
Beauty that made this heart adore You
Beleza que fez esse coração adorer-Te
Hope of a life spent with You
Esperança de uma vida passada conTigo

Here i am to worship
Aqui estou para adorar
Here I am to bow down
Aqui estou para me curvar
Here I am to say that You are my God
Aqui estou para dizer que Tu és meu Deus
You’re all together lovely, all together worthy
Tu és completamente adorável, completamente merecedor
All together wonderful to me
Completamente maravilhoso pra mim

King of our days oh so highly exalted
Rei dos nossos dias, oh exaltado nas alturas
Glorious and heaven above
Glorioso acima dos céus
Humbly you came
Humildemente vieste
To the earth You created
À terra que criaste
All for love's sake became poor
Por causa do amor, Te fizeste pobre

Here i am to worship
Aqui estou para adorar
Here I am to bow down
Aqui estou para me curvar
Here I am to say that You are my God
Aqui estou para dizer que Tu és meu Deus
You’re all together lovely, all together worthy
Tu és completamente adorável, completamente merecedor
All together wonderful to me
Completamente maravilhoso pra mim

I’ll never know, how much it cost
Eu nunca saberei quanto custou
To see my sin upon the cross
Ver meus pecados naquela cruz

Here i am to worship
Aqui estou para adorar
Here I am to bow down
Aqui estou para me curvar
Here I am to say that You are my God
Aqui estou para dizer que Tu és meu Deus
You’re all together lovely, all together worthy
Tu és completamente adorável, completamente merecedor
All together wonderful to me
Completamente maravilhoso pra mim

Nenhum comentário: