sexta-feira, 15 de julho de 2011

Síndrome de Adão e Eva...

Creio que a maioria já tenha observado o jogo de empurra-empurra entre Adão e Eva quando são obrigados a admitir seu erro a Deus. O erro deles não foi comer do fruto proibido do Jardim do Éden, mas terem desobedecido a Deus ao fazerem isso. Eva pôs a culpa na serpente, Adão pôs a culpa em Eva e, sutilmente, ainda jogou a culpa em Deus, que foi quem deu a Ele "a mulher". E como eles, Adão e Eva, são nossos primeiros ancestrais, infelizmente herdamos muita coisa deles. Essa mania feia, de empurra-empurra, é uma dessas coisas.

A raiz do erro nesse joguinho é um misto de orgulho com covardia. E egoísmo também. Para tentar salvar nossa pele, jogamos uma culpa que deveria ser nossa em outra pessoa - ou mesmo outro ser.

Pra muita gente, tudo virou culpa de demônio, culpa do diabo. Eles já têm muita culpa sob as costas deles e serão devidamente punidos por isso - eternamente punidos, mas nem tudo é influência deles. Um exemplo no nível ministerial é que, apesar de cristãos que têm conhecimento da Palavra e deveriam fazer seu melhor em todas as coisas, muitas vezes postergamos, não planejamos direito e aquilo que queríamos fazer com tanto esmero não sai como esperávamos. A culpa, então, recai na "atuação do mal". E que fique claro que um bom número desses "planos mal-planejados" nem eram da vontade de Deus, foram apenas fruto da nossa teimosia ou empolgação.

Lembro de uma charge que li uma vez na histórica e inspiradora "Revista da Tchurma" de um crente cujo carro teve seu pneu estourado quando ia pra igreja. Ele colocou a culpa no "inimigo", mas o pneu já estava careca há um tempão.

Não somos meros joguetes nas mãos do inferno, gente. Podemos todas as coisas por meio do sangue de Jesus. E falando por todas as coisas, não falo somente das mais agradáveis, como conseguir as melhores vagas na faculdade, empresas ou as melhores casas e carros. Isso todo mundo quer e nem todo mundo vai ter, porque essa não é a preocupação principal de Deus. A preocupação principal d'Ele é com as almas que estão se perdendo. Com as vidas que, por sua vez, estão sim, nas mãos do diabo.

Enquanto a gente fica jogando a culpa no diabo, nas pessoas ou nas denominações, tem gente morrendo. Tem gente sofrendo. Tem gente que não está aguentando a barra de uma sociedade que prega o sucesso e a perfeição e está se matando, matando a família. Tem gente que não recebeu a educação certa, nunca ouviu um "não" e, quando é rejeitado/a, surta, sequestra ex-namorada/o, mata e por aí vai todo rastro de destruição. Chegamos ao ponto de alguém pagar a própria morte. Que paradoxo é esse? Jesus, com sua morte, pagou a nossa vida - vida eterna, e as pessoas - aí, sim, sob a influência do mal, estão pagando pra morrer!

Temos que abrir espaço pra Deus mudar as coisas as quais nos apegamos em nós mesmos. Não é fácil pra ninguém ter domínio próprio, é um exercício constante. E mesmo que falhemos algumas vezes, isso não é desculpa pra achar natural, achar que "não tem problema", que é "aceitável". Não é desculpa. Não é porque Deus tem feito coisas lindas em nós, nos deu dons e talentos que não merecemos que vamos achar que "não tem problema" se sentir melhor do que outras pessoas. Não é desculpa pra não ser humilde. O diabo vai tentar você a pecar, mas você não é só carne e alma - você é, antes de tudo isso, um espírito. E seu espírito, se estiver sendo alimentado pelo Espírito de Deus, conectado a Ele, vai estar forte o suficiente para fugir das tentações e resistir ao diabo. E essa não é mais uma cobrança pela perfeição. É uma promessa que temos da parte de Deus. Ele sabe que não somos perfeitos, por isso o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Mas Ele conhece os nossos corações e sabe, como soube com Adão e Eva, o que é desculpa e o que é verdade. "Mudar a forma como você pensa é a raiz do arrependimento. Mudar o que você faz é o fruto do arrependimento" (Rick Warren). Ele sabe a diferença entre remorso e arrependimento, e pede mais do que o simples arrependimento, mas o fruto dele, a "metanóia", que é a mudança de direção.

Na parábola do Semeador Cristo diz que "os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um" (Mateus 4.20). Creio que uma das interpretações que podemos tirar disso é a de que aqueles que se entregarem completamente, vulneráveis nas mãos do Pai, que irá transformar até os "cantinhos" mais difíceis, produzirão ao máximo de sua capacidade. Eu sei que a caminhada é longa, árdua, mas eu quero fazer parte dessa estatística.

Quando comecei a escrever esse post, tinha apenas umas poucas ideias em mente, mas apesar de estar meio misturado, creio que era assim que deveria sair mesmo. Não sei da onde saiu toda essa intensidade. Na verdade, sei sim. Não foi de mim. Mas é pra mim - também. Tenho certeza disso. Acho que ler os profetas dá nisso... rs Chega de brincar de crente, né? Está na hora de sermos cristãos. Com todo o nosso ser e todas as nossas forças.



I saw what I saw and I can't forget it
Eu vi o que e não posso esquecer
I heard what I heard and I can't go back
Eu ouvi o que ouvi e não posso voltar atrás
I know what I know and I can't deny it
Eu sei o que sei e não posso negar

Something on the road, cut me to the soul
Algo no caminho, me cortou da alma

Your pain has changed me

Teu sofrimento me transformou
your dream inspires
Teu sonho me inspira
your face a memory
Tua face é uma recordação
your hope a fire
Tua esperança uma chama
your courage asks me what I'm afraid of
Tua coragem me pergunta do que eu tenho medo
(what I am made of)
Do que eu sou feito/a
and what I know of love
E o que eu sei do amor

we've done what we've done and we can't erase it
nós fizemos o que fizemos e não podemos apagar
we are what we are and it's more than enough
nós somos o que somos e é mais que suficiente
we have what we have but it's no substitution
nós temos o que temos, mas não é uma substituição

Something on the road, touched my very soul
Algo no caminho, tocou profundamente minha alma

I say what I say with no hesitation
Eu digo o que digo sem hesitação
I have what I have and I'm giving it up
Eu tenho o que tenho e estou abrindo mão
I do what I do with deep conviction
Eu faço o que faço com uma profunda convicção

Something on the road, changed my world
Algo no caminho, transformou meu mundo

[Sara Groves]

Nenhum comentário: