quarta-feira, 6 de julho de 2011

Simples assim.

Lembro que a primeira vez que peguei a bíblia pra ler do início ao fim, estava com uns 11 anos. Na época era da classe de juniores e estava bem empolgada com o conhecimento que estava tendo. Acho que talvez fosse a malinha da sala, porque respondia todas as perguntas, coloria minhas revistas com esmero e tudo...

Claro que minha leitura foi devagar, né? Acho que só cheguei a apocalipse uns quase 2 anos depois de tê-la começado. Rio sozinha quando lembro de como foi isso. Tinha um pouco de medo de ler apocalipse, e não sei se foi antes de começar ou depois de ler cada capítulo desse livro, me ajoelhava e implorava pela misericórdia de Deus pra que eu não sofresse as coisas que são profetizadas lá. LOL

É aquilo que já comentei aqui, muito comum na vida de quem já nasceu num lar cristão. Por um tempo em nossas vidas, temos o temor a Deus e de Deus. Depois é que compreendemos o amor de Jesus por nós e passamos a ter o amor a Deus e de Deus (em nossos corações). Daí a caminhada vai seguindo e esse relacionamento só vai ganhando cores mais belas e vivas, à medida em que O buscamos. Claro.

Acho que essa foi a primeira vez que li a bíblia do início ao fim. Depois fui sempre elegendo alguns livros. Os poéticos acho que foram os recordistas - Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares. Provérbios, então, é um livro bom de ser lido até por quem não é cristão, porque é sabedoria em seu estado puro. Pronta pra ser "ingerida".

Particularmente não sou muito fã desses esquemas de leitura anual da bíblia. É válido pra quem nunca a leu de "cabo a rabo", mas acho que a velocidade acaba nos privando de prestar realmente atenção no que está escrito. Prefiro ir lendo devagar, tentando captar cada palavra. (Calma, gente, isso ainda vai chegar a algum lugar! rs)

Ano passado, depois de fazer uma leitura das cartas de Paulo e outras cartas (Hebreus, Filemon, Tiago, Pedro, João, Judas), decidi que era hora de ler os evangelhos com essa calma e paciência. Por um lado pensei "ah, mas já tô cansada de saber o que está lá, talvez seja melhor outro trecho!", mas acho que o Espírito me manteve firme nesse propósito. E como foi maravilhoso! Ler sobre a vida de Jesus aqui na terra era como andar com Ele. Era como se os cenários se desdobrassem diante de mim e, de repente, eu também estivesse lá. As palavras que saíram da boca encontravam eco direto no meu coração. "Coincidiu" de eu estar lendo sobre o nascimento d'Ele no Natal e sobre sua crucificação próximo da Páscoa (eu disse que foi uma leitura cuidadosa, né? Portanto, sem me preocupar com produtividade!hehe) Quando terminou, confesso que deu até uma dorzinha no coração. Queria continuar lendo e relendo os evangelhos. E já estava nos meus planos seguir com a leitura dos profetas, de Isaías a Malaquias, inclusive pra ler as profecias sobre a vinda de Cristo, mas achava difícil que pudesse ser tão especial como foi ler os evangelhos, afinal, "Tu tens as palavras de vida eterna" (João 6.68). Mesmo porque, apesar de amar Isaías, já tinha lido aquele livro muitas vezes.

Mas temos que seguir em frente e lá fui eu. Estou na metade de Jeremias e boquiaberta. Tudo que li até então, não foi pela primeira vez. Já tinha lido, várias vezes. Mas a Palavra de Deus "é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4.12). Cada vez mais tenho tido essa certeza. E apesar de os evangelhos contarem sobre a vida de Jesus aqui, palavras que ele falou diretamente a homens, a forma como ele agiu e reagiu às mesmas situações que nós, humanos, sofremos, ele é o verbo de Deus, então toda a Palavra me leva até Ele."Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1.14).


E na semana passada, mais uma vez boba com as coisas que "captava" em Jeremias eu falei com Deus o quanto era incrível poder de fato conhecê-Lo através da Palavra d'Ele, a bíblia. Em Isaías, além do amor de Deus, vemos um Deus que chega a ser irônico diante da idolatria na qual o povo caiu. E realmente, pra Ele deve ser ridículo ver como o povo de Israel trocou um Deus que manifestava Seu poder e glória diante deles em todo o tempo, por ídolos de madeira e pedra e barro. Mas é claro que isso não gerava apenas ironia n'Ele, também o decepcionava, entristecia, entre tantos outros sentimentos que também são comuns a nós. Deus é uma pessoa. Ele se relaciona conosco, fomos criados à imagem e semelhança d'Ele, então muito daquilo que sentimos, Ele também sente. E em Jeremias pude ver ainda mais diversidade destes sentimentos.

Virei pra Ele e falei "Pai, obrigada por poder te conhecer mais um pouco hoje. Porque eu posso te conhecer através da tua palavra, através do que o Senhor fala nela". E então Ele me deu uma compreensão muito linda. Assim como eu me expresso por meio da escrita, e às vezes acho que até me exponho demais aqui, Ele também se revela a nós por meio da Palavra d'Ele.

E graças a Ele, em nosso país podemos escolher qual cor queremos nossas bíblias, tradução, tamanho, faixa etária, gênero e por aí vai... A letra não muda, mas a forma pode sair ao nosso gosto. Ela está acessível a nós. Ele está acessível a nós. Não é nenhum mistério. Não é nada transcendental, só para poucos. É para quem quer. Não precisamos de títulos ou experiência pra isso, apenas precisamos querer conhecê-Lo. E isso começa lendo a Palavra d'Ele.

Pode parecer simples ou nem novidade o que estou dizendo aqui, mas meu objetivo não é escrever um tratado teológico. Esse blog não existe pra falar de teologia ou religião, mas de fé e experiência. E isso que eu tenho experimentado, cada dia mais forte, da Palavra de Deus, só tem reforçado dentro de mim que ela é a Verdade e que pode todas as coisas. TODAS as coisas. Nunca voltará vazia.

"Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto". 
Isaías 55.6 





Eu já fiz toda devocional, estive em todo lugar emocional
Tentando ouvir uma nova palavra de Deus
E eu acho que isso é bem raro

Enquanto fico na tentativa de ajudar a mim mesma,
Minha Bíblia permanece sobre minha prateleira
Com cada promessa que eu poderia precisar.

E a Palavra era
E a Palavra é
E a Palavra será

A velha Palavra é a nova Palavra é
A velha Palavra é a nova Palavra é...

As pessoas estão se adaptando à Verdade
como se elas estivessem comprando um novo terno sob medida
Ele serve de um lado do ombro ao outro?
Ele desfaz quando envelhecer?

Nós jogamos fora ideias que estão fora de moda na pilha do Exército da Salvação
e procuramos por algo mais para satisfazer nossas necessidades.

Acho que é hora de eu redescobrir todo o chão que eu cobri
Como Te procurar em primeiro lugar com um verso
Somos pressionados, mas não esmagados;
Perplexos, mas não nos desesperamos.
Somos perseguidos, mas não abandonados
Não somos mais escravos, somos filhas e filhos
E quando estamos fracos somos muito fortes.

E nem morte ou vida
Nem presente nem futuro
Nem profundidade nem altura
Pode nos separar do amor de Cristo.

E a Palavra que eu preciso
É a Palavra que foi feita carne para morar em nós.
E no começo...

E a Palavra era
E a Palavra é
E a Palavra será

Nenhum comentário: