domingo, 24 de julho de 2011

Metalinguagem.

Às vezes me pego preocupada se ofendo alguém com o que escrevo. Sei que não sou perfeita e que estou longe de ser, e já mencionei isso nesse blog inúmeras vezes. Mas sempre que vou escrever algo, me examino e peço ao Espírito Santo discernimento quanto ao que estou prestes a escrever. Quero mais do que opinião, sentimento, emoção. Se foi Ele que me deu esse dom, o de escrever, que antes de qualquer coisa, ele seja usado pra honra e glória do nome d'Ele. E usando a palavra dom, não estou aqui me vangloriando, exaltando ter talento; mas o fato é que a escrita sempre fluiu com tanta naturalidade que só pude constatar no decorrer do tempo que isso veio d'Ele pra mim, e veio com um propósito.
Sei que às vezes posso soar legalista e radical, mas só me importa a opinião d'Ele. É a Ele que devo agradar. Se ainda estivesse preocupada com a opinião dos homens, talvez ainda fosse uma adolescente insegura e frustrada. Em Romanos 14.12 temos uma verdade incontestável, que diz: "Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus". E pra falar a verdade, não quero ficar aqui expondo filosofias vazias. Se quero escrever algo fundamentado na Palavra de Deus, tem que mexer com as pessoas. Se quero apresentar como é viver uma fé viva em Cristo, tem que trazer transformação. Por menor que seja. Afinal, é Ele que está no controle para operar em cada um da forma que achar melhor.

Pra mim não é sacrifício nenhum escutar apenas músicas cristãs. Deus apurou os meus ouvidos. E me deu recursos para ter acesso a um amplo leque de música de qualidade feita pra Ele [e ainda vai apurar outros sentidos que ainda perdem tempo com o que não convém]. Hoje meu acervo pessoal conta com mais de 15 mil músicas. Este é apenas um exemplo pra esclarecer uma relação que o Pai me mostrou. Não que seja algo que cristãos [fica aqui a acepção da palavra] não saibam, mas foi dentro de termos que eu nunca tinha pensado.

A religiosidade difundiu uma imagem de que é pesado seguir a Cristo. São muitas regras pra se respeitar e muitas coisas pra se evitar. Mas para se seguir a Cristo de verdade, não há exigências. Apenas precisamos aceitá-Lo em nossas vidas, receber Sua graça, perdão e amor. O resto é apenas consequência disso.

Ao abrirmos a porta do nosso coração pra Jesus, Ele mesmo coloca ordem na casa. Fico impressionada que a própria fé para crermos n'Ele é um dom que vem d'Ele, e é fruto do Espírito Santo [ou um gomo do fruto! hehe]: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei". [Gálatas 5.22-23]

Ao compreender Seu imenso amor e o preço que Ele pagou naquela cruz por cada um de nós, desejamos nos tornar pessoas melhores - pra Ele. E então Ele nos dá as ferramentas para nos tornarmos essa pessoa. Pelo próprio Espírito Santo, que vai gerando dentro de nós o fruto d'Ele, mencionado no parágrafo anterior. É Ele quem nos atrai a Si: "com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí". Tem coisa mais linda do que esse versículo em Jeremias 31 [v. 3]??? Há muitos outros versículos lindos expressando o amor de Deus por nós na Bíblia, mas esse é bem especial. E foi proferido por Ele em um momento de correção ao Seu povo. Ou seja, foi em um momento em que Deus se via triste e irado com a idolatria do povo e, ainda assim, expressou esse amor tão grande com essa beleza e sinceridade toda. Repito, então: não há exigências para receber Jesus, apenas consequências de tê-Lo recebido em nossas vidas.
Não é um mistério se entregar a Cristo. Mistério é a forma como Ele consegue amar e se entregar a pecadores como nós. Mistério é como tantas pessoas que dizem tê-Lo em suas vidas [porque 'conhecer', a gente conhece gente de quem não sabe nada, né?!] conseguem mostrar tão pouco, ou quase nada d'Ele, através das suas vidas - sejam reais ou virtuais. E que fique registrado aqui, mais uma vez, que não sou a dona da verdade, mas busco viver de acordo com ela, porque, pra mim, há apenas UMA VERDADE, UMA VIDA E UM CAMINHO, e todos eles residem na pessoa de Jesus!


Walk along here, feel you move somewhere in front of me
I can't place you with these eyes for the doubt I can't see
How could someone so beautiful
Feel something for me?
Hold me and love me and touch me again
And show me why i believe

That the first time I see your face
Everything else around me will fade to the background
And I'll be struck full by the truth in your gaze
As you work and indelible change in me
All I have and all I am and all I think and do
Can find it's purpose and meaning and life only in you
How could someone so beautiful
Feel anything for me?
Won't you hold me and love me and touch me again
And show me why I believe


That the first time I see your face
Everything else around me will fade to the background
And I'll be struck full by the truth in your gaze
As you work and indelible change in me


An indelible change in me
An indelible change in me
[Indelible, Brooke Fraser. Legendas no vídeo.]


Nenhum comentário: