segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ah, doce Jesus!

Para a alegria de todos e felicidade geral da nação, meu pc está de volta à atividade! rsrs Com nova bateria no nobreak, posso voltar a me demorar e deixar a fluir a inspiração nessas teclas já amareladas e tão barulhentas, mas tão queridas a estes meus dedos finos... rsrs

Bom, fico feliz que tenham sentido falta das atualizações mais encorpadas e já volto compartilhando algo que me veio à mente enquanto lia a Palavra. Antes, tenho que confessar meu pecado [um deles, pelo menos]. Andei negligenciando mais do que deveria sequer considerar o estudo da Palavra e meu tempo de oração enquanto estive ausente daqui. Tanto que foi difícil encontrar as palavras certas pra me achegar a Deus novamente. Sabe aquela sensação que você tem quando fica um tempinho sem falar com aquele amigo ou aquela amiga chegada e sabe que a culpa é toda sua? Que Ela não deixou de te procurar, mas você preferiu fazer outras coisas? Aficcionada que sou por futebol e com tempo de sobra [por enquanto!], me envolvi totalmente nesse tempo de Copa do Mundo, e tirei um pouco do foco do meu Salvador. Gente, pelo amor de Deus, não façam isso! É ruim demais essa sensação... Acho que a vergonha é a principal responsável dessa dificuldade de encontrar as palavras certas... E daí bateu um medo muito grande do que a Bethany Dillon canta na minha amada "So Close":

I’m so close to being so far away from You
Eu estou tão perto de estar tão longe de você
I was wrong, but it takes so much to say it to You
Eu estava errado, mas isso levou muito tempo pra ser dito para você
Like a broken husband and wife
Como um marido e mulher quebrados
Who never talk but share their nights
Que nunca falam, mas compartilham suas noites

I’m so close to being so far away from You
Eu estou tão perto de estar tão longe de você
I have nothing when I’m living apart from You
Eu não tenho nada quando estou vivendo distante de você
Outside, creation groans
Lá fora a criação geme
To lose our darkness and be made whole
Para perder nossas trevas e ser completa

For my feet are close to slipping
Para os meus pés que estão perto de escorregar
Speak to my heart in time
Fale ao meu coração em tempo
You have promised, so I do believe
Você prometeu, então eu acredito
You won’t forget this wandering child
Você não vai esquecer essa criança vagando
           
Still, I’m so close to being so far away from You
Ainda assim, estou tão perto de estar tão longe de você
Though I know no one on their own makes it through
Embora eu saiba que ninguém por si próprio faz isso acontecer
My soul clings to the dust
Minha alma adere à poeira
So in Your life, let it be enough
Assim, em sua vida, que seja suficiente
           
I’m so foolish to believe that I can escape Your love
Eu sou tão tolo para acreditar que posso fugir do Seu amor
           
For my feet were close to slipping
Para os meus pés que estão perto de escorregar
You spoke to my heart in time
Você falou ao meu coração em tempo
You have promised, so I do believe
Você tem prometido, então eu acredito
You won’t forget this wandering child
Você não vai esquecer essa criança vagando
           
You’re so close when I feel far away from You
Você está tão perto quando me sinto longe de você




Daí, um a pouco estava lendo o capítulo 12 do evangelho de João, no primeiro relato, que fala da ocasião em que Maria ungiu os pés de Jesus. Faltavam seis dias para a Páscoa, quando Jesus seria crucificado. E ele estava na casa dos irmãos [chegados!] Lázaro, Marta e Maria. Lázaro, ressuscitado por Jesus dias atrás estava à mesa com o amigo para ceiar. Marta, como sempre, estava servindo os convidados... Imagino que galera que não devia ser! Os discípulos, os vizinhos e por aí vai! E Maria...? Cadê Maria? Maria estava mais uma vez aos pés de Jesus... dessa vez virando uma "libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso" nos pés dele... e secando com os cabelos. 

Não vou fazer uma pesquisa sobre esse bálsamo, mas só pela descrição dele e afirmação de Judas em seguida, sugerindo que o líquido deveria ter sido vendido para "ajudar" os pobres [seu caixa dois], dá pra imaginar o quão precioso era esse negócio mesmo né... Além desse valor consideremos o que ela fez... Ela secou o bálsamo com os próprios cabelos! Cabelo hoje ainda é algo muito querido por toda mulher, mas pensemos que naquela época, longos, eles também simbolizavam o que uma mulher tinha de mais precioso [infelizmente esse ponto só vale praquela época mesmo]: sua pureza. E ela os usou indiscriminadamente no meio de uma galera, sendo muitas dessas pessoas homens, sem hesitar.

Diante da declaração de Judas, Jesus o repreendeu, dizendo que os pobres estarão sempre entre os homens para serem ajudados, porém a ele não... 

Lembrando da vida de Jesus e todos os episódios que são narrados nos evangelhos... me ocorreu que em nenhum momento alguém teve um gesto de tanto cuidado e apreço assim com o Filho de Deus! A multidão o seguia para receber alguma benção ou aprender algo com ele, assim como muitos dos discípulos [lembrando que os 12 eram os mais próximos, mas não os únicos]. Muitos o recebia em suas casas para uma refeição aprazível, mas pensando hoje, quem não gostaria de ter um Max Lucado ou Rick Warren em sua casa?

Mas esse gesto não. Foi um gesto totalmente gratuito [mas pra ela não foi barato!] de amor, carinho, cuidado... E Jesus ficou extremamente feliz com isso... Tão feliz que no livro de Marcos há um comentário a mais dele sobre o episódio: "Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória".

Gente, isso é muito tremendooo! É tremendo esse evangelho do Amor, onde a gente encontra passagens tão claras da humanidade de Cristo, o Filho de Deus! 
E meditando nesse gesto que teve tanto eco no coração do Deus que se fez homem para salvar a mim também, eu me pergunto... No que eu tenho me esforçado para demonstrar a Ele todo meu amor, apreço e cuidado com a pessoa d'Ele??? Sem esperar nada em troca?


Nenhum comentário: