domingo, 25 de abril de 2010

Não é o suficiente...

Lembro bem de uma ocasião em que a Dri compartilhou com a gente no nosso blog conjunto [paralisado no tempo] uma tarde em que o interfone da casa dela tocou mais alto do que ela imaginaria. Era uma menina pedindo comida, uma menina que já tinha passado por lá outras vezes, mas de cujo nome ela não se lembrava mais. E a menina perguntou o nome da Dri e depois, curiosa, perguntou "esta casa é toda sua?". E ela ficou desconcertada com essa pergunta e angustiada por essa questão - por que ela tinha aquela casa toda pra ela e a pobre menina não tinha nenhuma?. Ela não tinha resposta pra essa pergunta.

Hoje a Dri deixou aquela casa enorme e confortável e vive no sertão maranhense pregando o Evangelho e tentando diminuir essa desigualdade toda com seu trabalho. Eu a admiro muito por essa coragem e amor à obra para a qual ela foi chamada. E alguns dias atrás me lembrei muito do dia em que ela compartilhou conosco essa angústia porque, de certa fora, senti algo bastante parecido.

Não foram poucas as vezes em que vi pessoas nas ruas, pedindo coisas ou tentando vendê-las e me senti incomodada pela situação de vida delas. Mas alguns dias atrás estava sentada numa mesa com alguns amigos pra lanchar e no meio daquela agitação toda alguém captou minha atenção. Ao redor, música alta, gente bebendo, namorando ou querendo "namorar", fumando, conversando, comendo, matando o tempo... cada um bem inserido em seu mundinho e sem muitas preocupações em mente. Mas chegando no canto, tarde naquela noite, um senhor com os cabelos já brancos carregava sua sacola em busca de latinhas e outros materiais com os quais poderia conseguir algum dinheiro...

Gente, meu coração se aperta em lembrar daquele homem. Meus olhos se enchem de lágrimas. Porque não era pra ser assim. Não era pra uma pessoa trabalhar a vida toda e na velhice deixar o conforto de sua casa no meio da noite pra tirar o seu sustento daquilo que as pessoas jogam fora. Não era pra ser assim. E eu queria ser maior do que tudo aquilo que me prende tantas vezes e me impede de chegar nessas pessoas, de levar transformação para suas vidas. Tudo que eu "pude" fazer foi orar por ele enquanto estava lá sentada, pedindo a Deus que o visitasse, fazendo com que ele tivesse uma vida plena independente das circunstâncias... e orar também por ele naquela noite, antes de dormir.

Mas isso não é o suficiente. 

Eu ainda não sei quando, não sei como, mas sei que quero ser mais usada por Deus nesse sentido. Porque estes encontros sempre mexem comigo, me incomodam, me mostrando que não é o suficiente. Acho que isso nunca vai passar, porque vivemos num mundo caído e a desigualdade sempre vai existir enquanto estivermos aqui, mas preciso usar o que Deus me deu e fazer a minha parte e levar um evangelho integral àqueles que cruzarem o meu caminho.

Essa música do Chris Rice sempre falou muito comigo neste sentido, por isso compartilho com vcs...



What A Heart Is Beating For
Chris Rice

Leave it alone, don't analyze
Deixe quieto, não analise
'Cause love can be your lullaby
'Porque o amor pode ser sua canção de ninar
But love can be your hurricane too
Mas o amor pode ser seu furacão também
And love can take your breath away
E o amor pode tirar o seu fôlego
But love can leave you lonely and blue
Mas o amor pode te deixar sozinho e triste
Oh, what's a heart to do?
Oh, o que um coração pode fazer?
Oh, what's a heart to do?
Oh, o que um coração pode fazer?

Why be afraid
Por que ter medo?
No reason to hide
Não há razão pra se esconder
Take the chance
Aproveite a oportunidade
Put it all on the line
Coloque tudo em ordem

Draw in a deep breath and throw open the door
Respire fundo e abra a porta
'Cause that's what a heart is beating for
'Porque é por isso que um coração bate
Yeah, that's what a heart is beating for
Sim, é por isso que um coração bate
Beating for, beating for
Bate por, bate por

Brace yourselves, take a good look around
Sejam suporte uns para os outros, dê uma boa olhada ao seu redor
We've all been thinking upside-down
Todos estivemos pensando de forma invertida
That love's about what life can bring our way
Que o amor é sobre o que a vida pode trazer ao nosso caminho
Oh but love isn't love unless someone pays
Oh mas amor não é amor a menos que alguém pague
And so with love, the only way to gain
E então, com o amor, a única forma de ganhar
Is give it all away
É entregando tudo
Is give it all away!

É entregando tudo!

Nenhum comentário: