quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ah, este amor!

Sempre que eu penso na Paixão de Cristo, o primeiro versículo que me vem à mente está em IICo 5.14a:

"Pois o amor de Cristo nos constrange"... E o versículo que o segue também é fundamental pra entender algumas coisas básicas sobre viver o Cristianismo: "E Ele morreu por todos, para que os que vivam não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou".

Alguém já parou pra pensar no que quer dizer "constranger"? Popularmente pensamos no sentido de "ter vergonha", "ser exposto" [na qualidade de uma pessoa tímida, esse sentido sempre foi bem comum pra mim], mas vai muito além disso. No dicionário achamos "Obrigar por força; coagir"; "Tolher a liberdade a; incomodar". [Michaelis]

E não é Deus que nos obriga a isso, é a consciência de Seu grande amor, por meio do sacrifício de Jesus por nós. Nada se compara. E de maneira mais prática, isso quer dizer que quando entendemos esse amor de verdade, não tem como sermos os mesmos de antes. Se você não consegue mudar de vida ou conhece alguém que não, não adianta tapar os olhos, essa pessoa ainda não conheceu nem compreendeu o amor supremo de Jesus Cristo. Porque depois que você conhece, que você compreende o que Ele fez, por que Ele fez, o que Ele passou (apesar de ser o Filho de Deus ele também era homem e sofria as mesmas coisas que nós sofremos!)... tanta dor, tanto sofrimento, tanta humilhação... é impossível ser a mesma pessoa.


Seu amor nos obriga, nos incomoda, nos move em direção às mudanças que são necessárias pra vivermos na presença daqu'Ele que nos amou tanto, mas tanto, a ponto de se entregar por nós numa cruz.

No mesmo capítulo já citado, versículo 17, isso fica bem claro: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas"!

Minha oração nesta Páscoa é que este Amor esteja sempre me incomodando, me constrangendo, me obrigando a ser uma pessoa melhor pro meu Salvador a cada dia!

2 comentários:

Marcinha disse...

Gostei dessa observação. Acho que a maioria das pessoas entendem o "constranger" no sentido de "envergonhar" msm.

Realmente é impossivel conhecer o amor de Cristo e continuar a msm. A mudança é tão grande que acho que podemos falar da Márcia a.C e da Márcia d.C( haha).

Faço da sua oração a minha também.

bárbara disse...

O amor de Cristo nos obriga a amá-lo tb... Não por violência, mas pela nossa única e exclusiva vontade...
impressiona/