terça-feira, 4 de setembro de 2012

Quer uma mãozinha, Senhor?

Não acho que seja a melhor hora pra escrever, afinal, são quase 22h30 e eu sou uma pessoa que acorda cedo, mas o que se há de fazer? Tempo de oração seguido de banho só podia dar [com a graça dEle, sempre] em inspiração pra escrever.

Bem, no último final de semana participei do I Congresso de Artes em Missões, realizado pelo Ministério de Artes Freedom, e foi muito-muito-muito bom - um tempo precioso de Deus para todos que participaram. Durante o dia tivemos várias oficinas bem práticas e à noite tínhamos culto. Na noite de sábado, a missionária Paula Fortunato foi quem trouxe a Palavra, e, entre as muitas coisas de que ela falou, em especial seu próprio testemunho, ela mencionou uma época em que resolveu "dar uma mãozinha pra Deus". Pediu a Ele licença do ministério para "ganhar dinheiro" e comprar sua casa. A princípio, tudo bem. Feliz, satisfeita, mobiliando o imóvel, até o dinheiro faltar e ela perder tudo. Mas quem mandou?, não era essa a hora nem o jeito que Ele tinha em mente. Lembrando-me desse trecho, ainda que eu tenha balançado minha cabeça em concordância ao ouvi-la, foi somente no dia seguinte que veio à minha memória um momento razoavelmente recente em que cometi o mesmo erro.

Há quase um ano atrás, perto dessa época, resolvi dar uma "ajudinha" pra Deus. Já tinha um bom tempo que não via o último varão a mexer comigo, mas ainda não tinha certeza se as coisas tinham ficado todas no passado. Esse intervalo de tempo coincidia com minha decisão de entregar esse sentimento pra Deus e não mais alimentar qualquer expectativa a este respeito. Nessa dúvida, diante de um menino recém-chegado na igreja, pensei "Ah, Deus, fulano é bonitinho, né? Tá demonstrando interesse em Te servir na Tua casa, parece uma boa pessoa...". De uma hora pra outra tinha me esquecido de todas as qualidades que pedia ao Pai nesse cara especial que Ele tem pra mim. 

Acho que do final de outubro ao final de dezembro, deixei essa ideia estapafúrdia consumir meus pensamentos, tirar meu foco, me encher de ansiedade. Não acho que era algo que precisava acontecer, mas que Deus permitiu que acontecesse para que eu visse que não sou melhor do que ninguém e que preciso vigiar como qualquer outra pessoa. Foi muito fácil, mas foi muito rápido, graças a Deus. No final de dezembro já, Deus pisou no meu freio e o mês de janeiro passou devagar, quase tranquilo, até que, no início de fevereiro, Ele mudasse totalmente minha perspectiva e aquela ânsia toda não tivesse mais importância. Tudo aconteceu na hora certa, porque não se passaram nem duas semanas disso pra que viesse a confirmação final. O tal menino que antes se mostrava tão interessado, estava namorando sabia-se-lá-quem. E apesar do meu desprendimento, essa era a última notícia que eu imaginaria ouvir - ingenuidade de achar que se conhece alguém, quanto mais alguém que se esconde até de si mesmo. Doeu. Uma semana. A cura começou com a ferida. Como veio rápido, também foi-se rápido. Não estou simplificando pra parecer que sou superior, que não me machucou, porque machucou sim, mas o cuidado desse Pai amoroso foi algo tão perceptível, claro e poderoso, que tudo ficou tão bem muito antes do que eu pudesse pensar.

E agora lembrando dessas coisas, um trecho de uma música do Jason Upton que tem reverberado aqui dentro há uns 20 dias fez ainda mais sentido:

Let the world wound me
Deixe o mundo me ferir
Until I see you alone in everything
Até que eu veja apenas a Ti em tudo
Let it wound me, let it wound me
Deixe-o me ferir, deixe-o me ferir
Until I see you alone in everything
Até que eu veja apenas a Ti em tudo
Let it wound me, Let it wound me
Deixe-o me ferir, deixe-o me ferir
with the reality of it’s insufficiency
Com a realidade de sua insuficiência

O mundo me feriu, e eu tive muita culpa nisso, mas essa situação permitiu que eu acordasse naquele momento para a realidade de sua insuficiência e voltasse meus olhos apenas para o Pai.

Por que somos tão burros a este ponto? De querer ajudar Deus, o Criador de todas as coisas, a fazer seu trabalho? Que mistura de burrice e arrogância é essa? Eu fui muito burra! 

Em "Por que tarda o pleno avivamento?", Leonard Ravenhill destaca a atitude de Abraão tentando dar uma mãozinha pra Deus a cumprir Sua promessa na vida dele. Como o filho prometido, através do qual Abraão seria "pai de multidões", não vinha, ele resolveu pegar a serva de Sara, sua esposa, para ter o tal filho com ela. Mas não veio Isaque, veio Ismael, que deu origem a um outro grande povo que, desde sempre, odeia judeus (e cristãos).

Eu já me achava grandinha e madura o suficiente pra não cair nessa. Mas vi que preciso mesmo praticar a Palavra que diz "...aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!" [1Co 10.12].

Meu intuito com esse post não é humilhar ninguém, como o tal rapaz que o diabo usou como pedra de tropeço. Deus transformou essa pedra em memorial. 

Esse memorial da fidelidade, amor e cuidado do Pai, Amigo e Consolador foi muito importante nesse dia. Porque este, como disse a uma amiga, foi um "daqueles dias em que a gente fica meio engasgada querendo que nosso varão chegue logo". Um daqueles dias em que a gente se sente cansada da espera, cansada de passar pelas mesmas situações sempre, porque ele ainda não chegou. Cansada de alguns pensamentos que só ferem a gente e nossa autoestima. Coisas que, a princípio, seriam evitadas se ele já tivesse chegado. Mas atualmente não tenho a menor pista de que ele esteja próximo, não tenho a menor ideia de quem ele possa ser. Deixo isso registrado hoje, não importa quando você vá ler, o quanto desejei que você já fizesse parte da minha vida hoje. Por enquanto, você é apenas parte das minhas orações. Mas como o Jason Upton canta, "...quando eu sei para onde estou indo, meus olhos me impedem de confiar em Ti." Se é assim que tem que ser, que assim seja. "Eu quero confiar em Ti".



Blinded
Jason Upton

I've been blinded, by the truth
Eu estive cego, pela verdade
I know not where I'm goin
Eu não sei para onde estou indo
I know not where I'm goin
Eu não sei para onde estou indo

I've been blinded by the truth
Eu estive cego pela verdade
Guess I'm gonna trust you
Acho que vou confiar em Ti

I've been blinded, I don't know when
Eu estive cego, eu não sei quando
I only know, you're my only friend
Eu apenas sei que Tu és meu único amigo

I'm gonna follow, cause what else can I do
Eu vou seguir, porque o que mais eu posso fazer
Jesus
Jesus?

Sometimes there are no words
Às vezes  não há palavras
Sometimes there are no words
Às vezes  não há palavras
Sometimes there are no words, to the deepest song
Às vezes  não há palavras para a mais profunda canção
Sometimes there are no ways
Às vezes não há formas
to say what we need to say
Para dizer o que precisamos dizer

There are roads
Há estradas
In the deepest part
Na parte mais profunda
You can hear my groan
Tu podes ouvir meu gemido
If you can hear my heart
Se Tu podes ouvir meu coração
So I guess it’s just you and me Jesus
Então eu acho que somos apenas eu e você, Jesus
It’s all the same
É tudo a mesma coisa
Given up this memory of religion to follow you
Desisto dessa memória de religião para seguir a Ti

Cause Ive been blinded by the truth
Porque eu estive cego pela verdade
Hold my hand Jesus I'm gonna follow you
Segure minha mão, Jesus, eu vou Te seguir
Ive been blinded
Eu estive cego

I don't know where I am going
Eu não sei para onde estou indo
More and more each day its becoming just all right with me
Mais e mais a cada dia está ficando simplesmente tudo certo comigo

'Cause when I know, where I'm going
Porque quando eu sei para onde estou indo
my eyes keep me from trusting thee
Meus olhos me impedem de confiar em Ti
I wanna trust you
Eu quero confiar em Ti
'Cause it’s the purest worship
Porque é a adoração mais pura
I wanna trust you
Eu quero confiar em Ti
Not just with words
Não apenas com palavras
I wanna trust you
Eu quero confiar em Ti
'Cause you deserve it
Porque Tu mereces isso

Take my vision, take my vision,
Tire minha visão, tire minha visão
I wanna see, I wanna really see
Eu quero enxergar, eu quero realmente enxergar
I wanna see your kingdom
Eu quero ver o Teu Reino
Your kingdom comin
O Teu Reino vindo

Let the world wound me
Deixe o mundo me ferir
Until I see you alone in everything
Até que eu veja apenas a Ti em tudo
Let it wound me, let it wound me
Deixe-o me ferir, deixe-o me ferir
Until I see you alone in everything
Até que eu veja apenas a Ti em tudo

Let it wound me, Let it wound me
Deixe-o me ferir, deixe-o me ferir
with the reality of it’s insufficiency
com a realidade de sua insuficiência
Let it wound me, Let it wound me
Deixe-o me ferir, deixe-o me ferir
Until I see you alone in everything
Até que eu veja apenas a Ti em tudo
1 Coríntios 10:12

Nenhum comentário: