domingo, 16 de setembro de 2012

Mais simples do que pensamos...

Estava pensando numa coisa hoje desde cedo. Acho que vou falar o óbvio pra muita gente, mas vou escrever assim mesmo...

Nessa nossa vida "moderna", muitas vezes precisamos cumprir algumas tarefas de nosso interesse que podem ser trabalhosas, complicadas ou mesmo entediantes. Vou citar alguns exemplos. Você vai fazer uma entrevista de emprego e cita o nome de um conhecido em comum com seu entrevistador/(possível)contratador. Você precisa contratar um serviço e menciona o nome de alguém que tem algum prestígio junto ao prestador deste serviço pra que ele te dê um tratamento especial ou um desconto. Você tem uma tarefa burocrática pra cumprir e precisa enfrentar uma baita fila. Mas, de repente, se na entrada você pede pra falar com alguém conhecido lá dentro, essa pessoa consegue encaminhar lá de dentro sua demanda. 

Esse nome que você usa é de alguém que você conhece e que te deu liberdade para usufruir de seu prestígio e poder em determinadas áreas ou situações. Se fosse você a dar essa liberdade, você tomaria muito cuidado para dá-la a alguém, não é? Ia precisar ser alguém que você gostasse muito ou confiasse.

No evangelho segundo João, a partir do capítulo 13, Jesus sabe que seus minutos pessoalmente com seus queridos amigos, os discípulos, estão contados. Então, ele prepara um momento especial para sua última noite e tempo juntos antes que seu calvário começasse. Ele prepara a ceia de celebração da Páscoa e, entre além de dividir o pão e beber do vinho e ainda lavar os pés dos discípulos, Jesus aproveita para ter uma conversa bem clara com eles e fazer suas últimas orientações. Em três capítulos inteiros, até o 16, essa conversa profunda e tão cheia de ternura é descrita e, no capítulo 17, Jesus faz uma linda oração ao Pai em favor de seus seguidores daquela e de todas as épocas (versículo 20!).

No meio dessa conversa franca com seus amigos, no capítulo e versículo 14, Jesus conta aos discípulos um segredo, dá a eles uma liberdade:

"O que vocês pedirem em meu nome, eu farei".

É como se Jesus dissesse: "Se vocês precisarem de alguma coisa, falem meu nome"! A Palavra (João 1), que é Jesus, trouxe à existência todas as coisas: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito." (v. 3) E Seu nome é a Palavra que devemos usar para vencermos cada dia. Para conseguirmos uma atenção especial, para termos sucesso em nossos planos e termos ânimos para fazer até o que parece cansativo ou tedioso. O nome de Jesus é a "palavra-chave" para abrir as portas do céu. É simples demais. Mas vale lembrar que esta é uma conversa entre amigos que vão cumprir, também, o que está escrito no versículo 15 do capítulo 14 de João - logo em seguida!

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos."

Vale lembrar, também, que apesar de serem amigos de Jesus, os discípulos não eram brilhantes nem mais espirituais que a maioria de nós. Quem ler as perguntas que eles fazem ao mestre neste capítulo, depois de três anos andando com Ele, vão perceber isso. 

Use esse nome, Ele tem poder. Seu amigo está te dando essa liberdade. E por causa do que Ele também nos promete no versículo 26 do mesmo capítulo, podemos ter confiança de que saberemos fazer nossos pedidos com sabedoria: "Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse."

Não tem segredo. Ou tem, mas é muito simples. É andar com Jesus. É aprender com o mestre. É viver um dia de cada vez, mas com Ele ao lado. Não é fácil pra ninguém viver neste mundo, mas andar com Jesus é um prazer e um aprendizado diário. E é um privilégio recorrer ao Nome sobre todo nome para ter um cuidado especial em todas as nossas necessidades e pedidos (porque nem todos dizem respeito a nós mesmos, né?). É muito bom recorrer ao nome do nosso Amigo para pedir também pelos nossos amigos.


 
"You Do All Things Well"
Tenth Avenue North

Father in Heaven, hear this simple prayer
Pai Celestial, ouça essa simples oração
Get us through the night and fill up our despair
Tira-nos da noite e encha nosso desespero
Pain has come and taught us to fear
A dor veio e nos ensinou a temer
We’re gonna need some grace now to fill the air
Nós vamos precisar de um pouco de graça agora para preencher o ar
‘Cause in the twilight, we need eyes to see
Porque no crepúsculo, precisamos de olhos para enxergar
How You’re working beauty even out of ugly things
Como Tu estás trabalhando a beleza mesmo nas coisas feias

You do all things
Tu fazes todas as coisas
You do all things
Tu fazes todas as coisas
You do all things well
Tu fazes todas as coisas bem
You do all things
Tu fazes todas as coisas
You do all things
Tu fazes todas as coisas
You do all things well
Tu fazes todas as coisas bem

Father, among us, keep us in Your arms
Pai entre nós, mantenha-nos em Teus braços
There’s evil all around us and we’re trying to hold on
Há mal ao nosso redor e estamos tentando nos segurar
Just to know that You’re still good
Apenas em saber que Tu permaneces bom
And that Your love is alive
E que Teu amor está vivo
Oh, let us cling to Jesus and sing tonight
Oh, deixe-nos agarrar a Jesus e cantar esta noite

You do all things
Tu fazes todas as coisas
You do all things
Tu fazes todas as coisas
You do all things well
Tu fazes todas as coisas bem
You do all things
Tu fazes todas as coisas
You do all things
Tu fazes todas as coisas
You do all things well
Tu fazes todas as coisas bem

You break me to bind me
Tu me quebras para me ligar
You hurt me, Lord, to heal me
Tu me feres, Senhor, para me curar
You cut me to touch me
Tu me cortas para me tocar
You died to revive me
Tu morreste para me reviver
You break me to bind me
Tu me quebras para me ligar
You hurt me, Lord, to heal me
Tu me feres, Senhor, para me curar
You cut me to touch me
Tu me cortas para me tocar
You died to revive me
Tu morreste para me reviver

You do all things
Tu fazes todas as coisas
You do all things
Tu fazes todas as coisas
You do all things well
Tu fazes todas as coisas bem
Father, You do
Pai, Tu fazes
You do all things
Tu fazes todas as coisas
You do all things
Tu fazes todas as coisas
You do all things well
Tu fazes todas as coisas bem

Nenhum comentário: