segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Estatística por estatística...

Desde ontem estou gripada como há muito não gripava. Mas a despeito de todos os sintomas chatos e incômodos e etc, tem algo me incomodando mais. Li várias notícias horríveis de tragédias hoje cedo, mas uma me deixou tão triste. Li que um morador de rua morreu nessa madrugada ao tentar entrar em uma marmoraria. O homem, de apenas 46 anos, na verdade morreu já dentro da propriedade, atacado por três cachorros - um deles um pitbull.

Já falei aqui o quanto a desigualdade social me machuca, mas essa notícia em especial deixou meu coração muito abatido. Pensar a forma terrível como aquele homem morreu abriu meus olhos pra uma questão. Ficamos horrorizados com aqueles países africanos onde minas terrestres enterradas durante guerras civis continuam matando ou mutilando pessoas [principalmente crianças] em períodos de "paz". "Nossa que 'forçassão' de barra é essa, Suéllen, nada a ver?!". Será mesmo? Não enterramos minas, não estamos lutando pelo poder, mas nosso zelo extremo com os bens materiais nos faz criar armadilhas letais para quem tentar ameaçar nosso patrimônio.

Vivemos em uma sociedade [não apenas a brasileira, é claro] na qual os bens materiais valem mais do que vidas humanas. "Quem mandou o homem pular a cerca? Devia estar bêbado!". Isso não faz dele menos humano, acho que muito pelo contrário. Sequer fazia com que Deus o amasse menos. 

Ontem na Escola Dominical falamos sobre o bom samaritano [leia em Lucas 10.30-37] e me veio ao coração um entendimento sobre essa parábola que nunca tinha sequer passado pela minha cabeça antes. A parábola fala de um homem que viajava de Jerusalém para Jericó e foi atacado por bandidos, que o roubaram, despiram, bateram nele e o deixaram quase sem vida. Um sacerdote passa pelo caminho onde o homem foi abandonado, mas "atravessa" a rua e finge que não vê. Um levita também faz a mesma coisa. Mas quando um homem samaritano [considerados inferiores pelos judeus de Judá] passa por aquele caminho e vê o pobre viajante à beira da morte, diz a Palavra que ele tem compaixão e o socorre.
Pela primeira vez, não acho que o samaritano era um homem tão bom a ponto de correr para ajudar o outro por causa de um amor abnegado. Em alguma proporção, é claro que isso fazia parte, mas creio que sua principal característica era a humildade. Ele foi humilde o suficiente para reconhecer na figura daquele pobre homem, sua própria figura. Poderia ser ele naquela posição. Poderia ser ele a vítima. Ele não era melhor do que aquele homem, também viajava por caminhos perigosos às vezes e não era nenhum "santo". Mas o sacerdote e o levita, por seguirem a lei e atuarem no templo de Deus, se achavam bons demais para serem vítimas daquele infortúnio. "Quando que Deus vai ter a coragem de fazer uma coisa desse tipo comigo, que sou um religioso exemplar?", eles poderiam pensar.

Mas se não estamos na posição de um morador de rua, de um viciado, alcóolatra ou qualquer outra coisa, o mérito não é nosso, mas é pela graça, bondade e misericórdia do Cristo que nos resgatou do pecado antes que chegássemos ao fundo do poço. E é pela mesma graça, bondade e misericórdia dEle que nos mantemos de pé [cuidando para não cairmos!].

De que adianta uma nação cada vez mais evangélica e cada vez menos cristã? Lembro a vocês a origem do termo: cristão significa "pequeno cristo" e os primeiros cristãos foram chamados desta maneira porque realmente imitavam Seu mestre. Mas a quem temos imitado? Aos grandes pregadores [sacerdotes] ou cantores [levitas]? Temos imitado uma sociedade que protege os bens materiais em detrimento de vidas humanas?

Não quero ser mais uma na multidão, não quero ser apenas uma estatística utilizada pelos políticos e pelas grandes corporações na hora de montar estratégias de vendas. Não quero ser agradada por essa sociedade, vendo representações aceitáveis de "crentes" em novelas, ouvindo o ministério que eu gosto tocando em horário nobre, encontrando em lojas inimagináveis produtos de cunho "gospel". Quero agradar, e agradar ao meu Senhor, àquEle que me amou primeiro, tanto quanto também ama o pobre morador de rua que morreu devorado por cães essa madrugada.

"Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? "Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo". 
Lucas 10.36-37


It would be easier
Seria mais fácil
If You were just a thought in my head
Se Você fosse apenas um pensamento na minha cabeça
Simply something that I once read
Simplesmente algo que eu li uma vez
Believe me, it'd be my defense
Acredite em mim, essa seria minha defesa
And it would be easier
E seria mais fácil
If You were something I once knew
Se Você fosse algo que eu soube uma vez
A hope just to hold onto
Uma esperança apenas para se agarrar
But You are holding out your hands
Mas Você está segurando Suas mãos

Cuz You came to take us back to the start
Porque Você veio pra nos levar de volta ao início
You came to touch the hardness of our hearts
Você veio pra tocar a dureza de nossos corações
You gave us truth
Você nos deu verdade
The truth is who You are
A verdade é quem Você é
Its who You are
É quem Você é

And it’s not enough to just say 'I believe'
E não é suficiente apenas dizer “eu acredito”
Cuz the truth is that this talk is cheap
Porque a verdade é que essa conversa é barata
So grace give me eyes to see
Então, graça, dá-me olhos pra ver

That You came to take us back to the start
Que Você veio pra nos levar de volta ao início
You came to touch the hardness of our hearts
Você veio pra tocar a dureza de nossos corações
You gave us truth
Você nos deu verdade
The truth is who You are
A verdade é quem Você é
Its who You are
É quem Você é
Its who You are
É quem Você

Flesh and blood, You offer us
Carne e sangue, Você nos oferece
Oh to eat the bread and drink the cup
Oh pra comer do pão e beber do copo
Oh to taste, to see, to feel, to touch
Oh, pra provar, pra ver, pra sentir, pra tocar
Emmanuel
Emanuel
God with us
Deus conosco
Emmanuel
Emanuel
God with us
Deus conosco

Cuz You came to break the chains apart
Porque Você veio pra quebrar as correntes
To wake the dead and sleeping of our hearts
Para acordar os mortos a dormir em nossos corações
You gave us truth
Você nos deu verdade
The truth is who You are
A verdade é quem Você é
Its who You are
É quem Você é
Its who You are
É quem Você é
Its who You are
É quem Você é
Lucas 10:36-37

Nenhum comentário: