segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Prontos para um ano NOVO?

"Minha única resolução é ter uma intimidade mais profunda com Jesus. Todas as outras metas/resoluções fluem daí". 

O Lecrae, rapper cristão abençoadíssimo que eu curto demais, foi quem compartilhou essa frase muito inspiradora pelo twitter no primeiro dia do ano - senão me engano, ela foi a colaboração de um amigo dele. É engraçado que usei essa frase pra marcar meu primeiro propósito do ano. Não sei vocês, mas eu sempre gosto de começar o ano com um propósito e, quando eu menos esperava, o Pai trouxe ao meu coração qual poderia ser: me abster do Facebook por 40 dias. Ano passado era abstinência de maquiagem e não foi nada fácil, como podem ler no post Espelho, espelho meu...

Mas o propósito desse post não é falar sobre propósitos. Pra falar a verdade isso ainda está um pouco obscuro pra mim nesse momento, mas sei que tem algo que precisa sair. Hoje à noite estava lendo o livro de Oséias e lembrei de uma verdade: o Pai se revela através de Sua Palavra - Pai, Filho e Espírito Santo. Muitas vezes temos a ideia errada de que a leitura dos livros proféticos nos mostrará apenas a ira de Deus, a condenação e a redenção de Sua criação, num futuro não mais tão distante. Mas é impressionante [e emocionante] perceber o sentimento no coração de Deus mesmo quando Ele expressa Sua ira e, mais, ter a clareza de Seu imenso amor mesmo nisso. E lendo Oséias essa noite isso mais uma vez ficou evidente pra mim e, claro, não pude conter as lágrimas, porque tive consciência do quanto machucamos o coração de Deus com nossos erros.

Mas acho que esse não é o caminho do que quero escrever, muito provavelmente é o destino, mas não o caminho... O caminho, imagino eu, são alguns versículos especiais que marcaram minha leitura. Versículos que sempre achei especiais, mas que nem fazia ideia estarem lá. Descobri até que um dito popular na verdade é um versículo bíblico, inclusive. rs

"Que te farei, ó Efraim? que te farei, ó Judá? porque o vosso amor é como a nuvem da manhã, e como o orvalho que cedo passa". Os 6.4

É assim o nosso amor? Como quando voltamos avivados e empolgados de um retiro espiritual mas, poucos dias depois, voltamos às nossas vidinhas normais? Será como uma resolução de ano novo que esquecemos poucas semanas depois da virada [talvez até menos]? O que você apreende ao ler esse versículo? Dá para sentir o lamento e frustração do Pai diante da instabilidade dos sentimentos do Seu povo.


Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
Oséias 6:6
"Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos". Os 6.6

Deus não quer o nosso esforço. Ninguém poderia comprar a salvação, então, pra Ele, esforço e tentativas de se purificar sem oferecer a Ele nosso coração, é inútil. Não serve pra nada. Mas se, por outro lado, nossos corações forem dEle, nos esforçaremos para agradá-Lo, porque teremos prazer nEle. A Deus não se engana... Ele não vê o exterior, como vê o homem, Ele vai direto onde realmente interessa.

"E a soberba de Israel testifica contra ele; todavia, não voltam para o Senhor seu Deus, nem o buscam em tudo isso... Não clamam a mim de coração, mas uivam nas suas camas; para o trigo e para o mosto [vinho velho] se ajuntam, mas contra mim se rebelam". Os 7.10;14

O povo se prostituía, traía a Deus e à Aliança firmada com Ele, e o coração do Pai se entristece com a teimosia e intransigência deles. Quantos de nós, ao tentarmos ajudar alguém que não queria nossa ajuda, não nos impacientamos e dissemos até desistir dessa pessoa? Mas com Deus não é assim...

"Eles semearam ventos e colherão tempestades". Os 8.7

Como eu mencionei no último post, muitas pessoas viram o ano "buscando" paz, mas uma paz exterior que não existe nem satisfaria, caso existisse. Mas no interior, estão semeando ventos, com a ilusão de que colherão algo bom em retorno. Semeam o ódio, o rancor, a vingança, a "tolerância zero", a maledicência... entre tantas outras coisas que apenas afastam a paz de nós. Somente faremos boa colheita se semearmos nossas vidas na Palavra de Deus e deixarmos que Ele nos regue com Seu Santo Espírito. E isso só é possível quando buscamos a Ele e à Sua vontade pras nossas vidas.

Sabe, nem todos os dias são fáceis. Mas ter o privilégio de conhecer um pouco mais daquEle que me criou através de Sua palavra é como um oásis no deserto! Muitos cristãos ao redor do mundo sonham em ter esse privilégio e, outros tantos que o têm, precisam fazê-lo escondido, com medo de serem pegos. Mas nós temos livre acesso, ao Pai, por meio do sangue de Jesus Cristo, e à Sua Palavra, porque vivemos um país onde há liberdade religiosa. Cristo não é religião, é relacionamento, mas seja lá como as pessoas entendam isso, somos livres para buscá-Lo e crescer no conhecimento dEle. Vamos fazer disso nossa prioridade nesse ano. Porque disso é que todas as coisas vão partir. As direções, as respostas, as bençãos, mas, mais importante que tudo isso, o propósito, que é a glória do nome de Jesus.

"Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia [da primavera] que rega a terra". 
Oséias 6.3




You won't relent until you have it all
Você não vai ceder até ter tudo isso
My heart is yours
Meu coração é Seu

I’ll set you as a seal
Vou fixar Você como um selo
Upon my heart
Sobre meu coração
As a seal upon my arms
Como um selo sobre meus braços
For there is love, that is as strong as death
Porque há amor, que é mais forte que a morte
Jealousy demanding as the grave
Ciúme exigente como a sepultura
And many waters, cannot quench this love
E muitas águas não podem apagar este amor

Come be the fire inside of me
Venha ser o fogo dentro de mim
Come be the flame upon my heart
Venha ser a chama sobre meu coração
Come be the fire inside of me
Venha ser o fogo dentro de mim
Until you and I are one
Até que Você e eu sejamos um

I don't wanna talk about you like you're not in the room
Eu não quero falar de Você como se Você não estivesse presente
I wanna look right at you, wanna sing right to you
Eu quero olhar diretamente pra Você, eu quero cantar diretamente pra Você

[You Won't Relent, Jesus Culture, do álbum Your Love Never Fails]

Nenhum comentário: