terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Papo de mulher de Deus. [parte 4 e final]

Para ler a primeira, segunda e terceira partes deste estudo, é só clicar nos links.
_______________________________________________________________________



Boaz! Boaz era um homem rico e importante, mas ainda assim se sentiu lisonjeado por Rute procurá-lo ao invés de um homem mais jovem. Estima-se que Rute tivesse por volta de 30 anos.

Acho lindas as atitudes de Boaz diante da aproximação e pedido de Rute. Uma das coisas que ele diz pra ela é que "farei tudo que você quiser ou pedir. Todos na cidade sabem que você é uma mulher corajosa - uma pérola!" (cap. 3, v.11 nA Mensagem).Já pensou ouvir uma coisa assim do carinha cheio de Deus que faz seu coração bater mais rápido? É claro que temos uma parte fundamental para que algo assim seja dito, né?

Eu não sei vocês, mas parece que existem muito poucos Boaz por aí, né? Quantos neste mundo se sentem atraídos pela coragem, boa fama, esforço feminino? Mesmo no meio cristão, entre servos muito usados por Deus ou sinceramente desejosos de o serem, parece que esse tipo de qualidade não faz muita diferença. Bem, talvez isso aconteça só em Minas, mas ainda não tive motivos para pensar de outro jeito. Mas ainda que eu desabafe assim, sei em quem espero e sei que Ele tem poder para transformar mentes, corações e até o olhar; e sei também que Ele ainda preserva pessoas que pensam e reagem de uma forma diferente da maioria nesta área da vida.

Não sei o contexto em diferentes lugares, mas vivo em uma capital com muitas grandes igrejas e um número muito maior de mulheres que homens, principalmente dentro das igrejas. Muitas mulheres lindas e solteiras, crentes, nem todas cristãs. E é um pouco revoltante ver tantos homens com potencial para viver o melhor de Deus pra suas vidas escolherem apenas com os olhos.

Mas Boaz era diferente. E explicou pra Rute que havia um parente mais próximo que ele, que teria direito de resgatá-la. Honesto que era, ele precisava colocar a situação para o homem antes de dar qualquer garantia à moabita. Passada essa primeira conversa em que as intenções foram esclarecidas, ele disse para Rute VOLTAR a dormir a seus pés, para que descansasse. E quando o dia estava prestes a clarear, Boaz se preocupou com a honra dela e arrumou uma forma dela sair sem vista de lá. Ele a orientou (bonitinho, né?) sobre como segurar o manto e ainda cuidou para que ela não voltasse para sua sogra com as mãos vazias: despejou mais de 20 quilos de cevada sobre o manto que ela tinha consigo.


Mal Rute chegou em casa, Noemi aguardava ansiosa pelas notícias. Rute contou tudo que aconteceu e ouviu as seguintes palavras de sua sogra, que também servem para nós (ao menos a primeira parte, já que nem todas esperamos a ação de um Boaz no momento): "Fica tranquila, minha filha, até saberes como terminará tudo isso; com certeza este homem não descansará enquanto não solucionar ainda hoje esta questão!" (cap.3, v.18, versão King James). Não é interessante a sabedoria desta mulher? Ela espera o momento certo para aconselhar a amiga-quase-filha sobre como proceder e, depois que Rute fez a parte dela, a Bíblia afirma que ela "assegurou" a Rute o versículo transcrito acima. Você assegura algo a uma pessoa para tranquilizá-la mesmo. Em uma situação como essas, Rute estava como qualquer uma de nós estaria: empolgada e cheia de ansiedade, caso contrário não precisava ouvir essas palavras de Noemi. É como se Noemi dissesse a Rute, "Você fez a parte que lhe cabia nesta história, agora descanse. Você está lidando com um homem de verdade".

Cada um/a sabe como deve viver sua vida e todos os cristãos e cristãs honestos podem contar com a direção do Espírito Santo em todas as suas decisões. Me irrita estabelecer-se um padrão e falar que deve ser seguido porque é bíblico quando a própria Bíblia apresenta histórias e comportamentos diferentes guiados pelo próprio Deus. Entendam, não estamos falando aqui de Jezabel, uma inimiga feroz do Deus Altíssimo, mas de Rute, a bisavó do homem segundo o coração dEle. Tenho plena convicção de que santidade é um assunto urgente para nossa geração, mas sempre que criamos um padrão para a massa precisamos estar cientes de que haverá danos colaterais. Depois de ensinar muitos a necessidade de esperar, precisaremos ensinar a necessidade de agir - segundo a direção de Deus, mas agir. Uns fingem que escolhem esperar - escolhem esperar até conhecer outra pessoa interessante - e outros usam a desculpa da "espera" para se manterem na mais completa apatia. Já outros podem seguir no caminho errado da espera, ou seja, ao invés de permitirem que este tempo seja de mudança de mentalidade, de ruptura de padrões idealistas ou mundanos demais, podem criar uma fantasia da qual nenhuma pessoa real poderá despertá-los. Talvez volte a escrever isso mais pra frente, mas tenho pensado muito nesse assunto e não consegui não despejá-lo agora.

Voltando ao fio da meada, Noemi falou e foi "batata"! Na versão A Mensagem, o capítulo 4 começa dizendo que Boaz foi "direto" para a praça da cidade e ficou "aguardando". Boaz também estava ansioso para resolver tudo! Assim que o parente apareceu ele o puxou de lado, chamou os líderes da cidade e deu início aos procedimentos que, segundo o costume judeu, deveriam ser tomados nesta hora. Depois de uma boa conversa e algumas explicações, o parente cedeu seu direito de resgatador a Boaz, que confirmou seu compromisso com Rute e Noemi na frente da cidade, que foi sua testemunha. E a resposta da cidade foi das mais legais! Diante de Boaz, eles abençoaram Rute fazendo menção às grandes "matriarcas" do povo de Israel, Lia e Raquel, e abençoaram, também, aos filhos que surgiriam desta união como Perez, filho de Judá, que faziam parte da linhagem do próprio Boaz.

Com tudo certo, para resumir o finalzinho deste livro que nos ensina muito!, Boaz se casou com Rute e eles tiveram, sim, uma família abençoada. Noemi foi cuidada de uma forma que todos podiam atestar. Suas amigas lhe diziam que sua nora, Rute, era melhor para ela do que seriam sete filhos que ele tivesse em vida!

Uma coisa que quero pedir a quem quer que possa ler este estudo é que ore a Deus, sem pressa pela resposta, antes de tomar qualquer atitude. Meu desejo ao escrever isso não é incentivá-las a tomar a atitude, mas mostrar que a própria Bíblia apresenta papéis diferentes para as diversas mulheres que enchem seus capítulos com exemplos de fé verdadeira. Mostrar, ainda, que dá pra mergulhar mais fundo no caráter dessas mulheres e tê-las como modelo de vida e fé. Busquem nEle a atitude que deve ser tomada, quando deve ser tomada e com quem deve ser tomada. Não vamos gastar nossas fichas com qualquer um. Melhor seguir colhendo espigas e buscando a vontade dEle do que perder tempo com quem não compensa.

Que Ele seja o árbitro em nossos corações, a nos mostrar Sua boa, agradável e perfeita vontade para todas as áreas de nossas vidas! 


Let's just take our time
Vamos apenas aproveitar o nosso tempo
There's nothing else to do
Não há nada mais para fazer
What better way to spend the night
Que melhor jeito de passar a noite
Than wasting it with you
do que gastá-la com você?

The moon has won the war
A lua venceu a guerra
The daylight waits to end
A luz do dia espera para acabar
Stay here by my side
Fique aqui do meu lado
We'll watch the struggle start again
Vamos assistir a luta começar novamente

I need you now and forever
Eu preciso de você agora e sempre
So stay right here with me
Então fique aqui comigo
Don't ever leave
Nunca me deixe
Love was kept from me like a secret
O amor foi mantido em segredo para mim
And I swore that I was through
E eu jurei que seria assim até o fim
Until you, until you
Até você, até você

The city settles down
A cidade vai voltando ao normal
I watch you as you sleep
Eu assisto você dormir
There's a silent celebration for
Há uma celebração silenciosa por
Every breath you breathe
Cada respirar seu
Now this all makes sense
Agora tudo isso faz sentido
With you as company
Com você como companhia
I left all I knew and found
Eu deixei tudo que sabia e encontrei
A better part of me, yeah
Uma parte melhor de mim, sim

I need you now and forever
Eu preciso de você agora e sempre
So stay right here with me
Então fique aqui comigo
Don't ever leave
Nunca me deixe
Love was kept from me like a secret
O amor foi mantido em segredo para mim
And I swore that I was through
E eu jurei que seria assim até o fim
Until you, until you
Até você, até você

The time it took to find you
O tempo que demorei pra te encontrar
I would wait again my baby
Eu poderia esperar de novo, meu amor
The feeling that I feel for you now
O sentimento que tenho por você agora

I need you now and forever
Eu preciso de você agora e sempre
So stay right here with me
Então fique aqui comigo
Don't ever leave
Nunca me deixe
Love was kept from me like a secret
O amor foi mantido em segredo para mim
And I swore that I was through
E eu jurei que seria assim até o fim
Until you, until you
Até você, até você

Nenhum comentário: