sábado, 21 de dezembro de 2013

O Natal de algumas Martas.

Já percebeu como é fácil nos tornamos "Martas" neste tempo de Natal? Não me entendam mal, sempre me identifiquei com Marta e enxergo muitas virtudes na maneira dela de ser retratada na Bíblia. Marta era uma mulher preocupada em oferecer o melhor ao seu Mestre. Só que na ânsia de oferecer o melhor, ela acabava perdendo o melhor que Ele também tinha pra ela. Sempre tento me vigiar para não cair neste erro. Nem sempre consigo.

Sempre que o Natal se aproxima, meu coração se enche de uma emoção diferente. Mas, querendo ou não, a gente acaba correndo tanto, que não conseguimos aproveitar os momentos como realmente gostaríamos. O Natal fica apenas na decoração. Precisamos nos desdobrar e dividir pra conseguir estar presente em todos os grupos dos quais fazemos parte. E nos esforçar para conciliar agendas e compromissos. Não é fácil.

Minhas duas últimas semanas, como a de meio mundo, foram muito, mas muito cheias e corridas. Compromissos, afazeres, necessidades. Coisas muito boas, mas que nesta época, com trânsito, chuva e juntando tudo, acaba gerando algum estresse, no final das contas. E hoje eu era só estresse. Estamos na reta final dos compromissos pré-Natal e eu já acordei estressada por não ter conseguido acordar tão cedo quanto gostaria. Mil coisas pra fazer, mil lugares pra ir antes de começar uma das confraternizações de final de ano.

Falei muito alto em casa o dia todo pra tentar explicar em qual hora eu deveria fazer cada coisa e porque, qual o melhor caminho pra seguir, e porque. Não tinha como ir sozinha buscar tudo que eu precisava, daí eu ainda tinha que convencer minha mãe a me acompanhar na hora e da forma que era necessário. Além do que, para uma motorista de finais de semana como eu, eu ainda precisaria fazer um caminho novo e passar pela BR em dia de chuva e já praticamente recesso de Natal.

Sei que eu estava chata, estressada, cansada.

Seguimos, então, para buscar mais uma encomenda pra nossa confraternização, completando mais um item da check-list do dia. Apesar de ter passado praticamente em um abismo sem mureta em uma BR movimentada numa tarde de chuva (rsrs), chegamos ao endereço sem muita dificuldade. 

Aí aconteceu o que me inspirou a escrever e me pegou totalmente de surpresa (me deixou constrangida diante de Deus). Paramos o carro e batemos a campainha. Um moço veio e entregou nossa encomenda, explicou o melhor retorno pra nós e, do nada, disse que eu era muito bonita, que eu tinha um semblante que transmitia uma coisa muito boa, que gostou de mim - umas coisas assim. Um cara que nunca me viu na vida e que, senão me engano do histórico informado, não curte a classe feminina.


E aí eu me lembrei do tanto que falei alto, briguei, reclamei, bati o pé nesse dia e fiquei com vergonha. Porque essa coisa boa que ele conseguiu ver não era eu, ou, pelo menos, não era mérito meu. Era o Espírito Santo, me lembrando que continuava aqui, firme e forte e lindo, apesar do meu dia e do meu estresse e da minha correria.

Definitivamente preciso ser uma melhor representante dEle nessa terra. Sinceramente, li e ouvi umas coisas nestes últimos dias a meu respeito que me deixam muito constrangida. Se tem uma coisa que peço a Deus é sabedoria do Alto pra viver cada dia de uma forma que eu coloque um sorriso no rosto dEle. Não quero viver uma religiosidade fria nem falar uma língua que só os crentes entendem. Não sei como - mas Ele, que sabe, pode e precisa me ajudar nisso -, mas quero viver de uma forma que Ele fique evidente. E o vestir e o falar são apenas alguns reflexos disso. Talvez eu me estenda nesse assunto qualquer dia.

Por agora, quero apenas compartilhar minha vergonha feliz e desejar que o Natal seja uma atitude em nossos corações a cada dia e que possamos aproveitar cada momento com alegria e sabedoria.

"Uma vez por ano, a cada Natal, por alguns dias pelo menos, nós e milhões de nossos vizinhos nos desviamos de nossas preocupações com a vida reduzida à biologia ou economia ou psicologia e nos unimos em uma comunidade de admiração.
Eugene Peterson

Nenhum comentário: