quinta-feira, 12 de abril de 2012

Você gosta de lentilha?

Na noite de terça comecei a assistir ao DVD da peça A Senha, da Cia Jeová Nissi, e terminei na noite anterior. Desde o início, o Pai começou a falar ao meu coração a respeito de algumas coisas que vi e ouvi...


A mensagem da peça gira em torno de pessoas que trocam as promessas do Pai sobre suas vidas por alguns momentos no pecado, a exemplo de Esaú, que trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas. O filho mais velho, mesmo que por apenas alguns segundos (como era o caso de Esaú e Jacó), tinha direito a uma parte maior da herança, a muitas bençãos da parte de Deus e ainda seria o responsável pela casa se o pai viesse a falecer. Isso era muito importante na sociedade da época. Mas Esaú estava com fome e pensou apenas em sua necessidade física imediata.


Ao assistir à peça, o Espírito Santo abriu meus olhos e me mostrou que eu estive muito perto de trocar minha "primogenitura" por um prato de lentilhas. Dizem que lentilha tem sabor parecido ao do feijão... Há quem goste muito de feijão e não abra mão dele em suas refeições, mas mesmo pra alguém assim... valeria à pena trocar sua herança e seus direitos por um prato de feijão? E pense que você não vive na savana africana pra se imaginar em uma situação de extrema fome (mas ainda que não houvesse).

Tipo, há muitos anos eu não sou uma cristã boba e ingênua. Com a graça e o cuidado do Papai, eu já cresci muuuuito [falo isso pra glória dEle!], ainda que ainda tenha muuuuuito mais pra crescer e aprender e conhecer dEle... Mas o que quero dizer é que não sou mais "miolo-mole" como já fui, principalmente, na área sentimental.

No post Espere a obra terminar!, compartilhei que no final do ano passado, queria construir de todo jeito em um terreno quando nem sabia se era meu... Desde que compartilhei isso aqui, me perguntei a cada dia mais como fui ter esse comportamento, culminando na noite passada, quando tive essa revelação... Estive muito perto de trocar minhas promessas por algo completamente sem sentido. Não tenho orgulho em contar essas coisas, tenho vergonha, mas sei que meu Pai usou esse erro para me ensinar, e se minha experiência ajudar alguém também a aprender ou não errar, ficarei feliz. Então, voltando ao fio da meada... Não foi algo instantâneo, mas bastou aparecer um rapaz bonitinho na minha igreja, onde tem um monte de mulher, pra eu cair diante de alguns gestos que impressionaram? Foi só existir uma aparente reciprocidade de atenção pra eu pensar em trocar minha primogenitura? Meu Deus, eu estive muito perto! E hoje, quando eu olho pra trás eu me pergunto "o que foi que eu vi nele?", "como me deixei atingir por tão pouco?". Pensei que eu fosse mais esperta, e menos impressionável. Sabe aquela interrogação ENORME em cima da cabeça da gente? Está em cima da minha há algumas semanas, e só crescendo!


Isso me lembra que preciso vigiar mais. Preciso continuar crescendo, nunca parar, nunca achar que já estou perto do alvo... e preciso também me lembrar sempre de que o melhor de Deus é o MELHOR! Para o melhor, podemos fazer concessões daquilo que nossa alma deseja na outra pessoa, mas nunca concessões do que o nosso espírito, guiado pelo Espírito Santo, aprendeu a desejar nessa pessoa!

Ontem à tarde aproveitei uma brechinha no trabalho para tomar um café. Tive que fazer um café solúvel, e caprichei na quantidade de pó pra tentar disfarçar que não era a mesma coisa. Mas não adiantou. Não consegui passar da metade da xícara. E então me lembrei dessa peça, dessa Palavra... Lembrei de uma parte que diz que um banquete não é preparado às pressas, não é posto à mesa na mesma hora. Quem deseja se alimentar do banquete que o Pai tem preparado, precisa esperar. Mas quem não tiver paciência para esperar, irá se alimentar dos restos de comida, do lixo, que estão embaixo dessa mesa, à margem da vontade dEle...

Precisamos estar atentos e vigiar. Vida sentimental é coisa séria. Fico pensando nas promessas do Pai pra mim. Se Ele me fez águia, para voar nas alturas, Ele não vai me unir a um golfinho, que precisa estar submerso no mar nem a qualquer outro 'animal' que não possa voar. Tem gente que pensa que não tem nada a ver, mas é ignorância espiritual ou cegueira proposital, para evitar uma mudança de postura. Mas o casamento faz parte do ministério que Ele tem pra nós. Os dois devem se tornar um em todos os sentidos, especialmente neste. Deus não faz nada por acaso. Ele não dá ponto sem nó. Ele pensa em todas as peças e em todos os detalhes, para que tudo se encaixe. Mas nós, homens e mulheres, não. Nós pensamos apenas em nossa necessidade física imediata. Eu quero esperar pelo banquete. Eu quero tomar o café passado na hora, com o melhor pó possível. Eu quero a vontade dEle, boa, agradável e perfeita pra mim, pra ele, e pra Ele!



Your Love

Bluetree

Your love, Your everlasting love, transforms me
Teu amor, Teu eterno amor, me transforma
Your love Your everlasting love, transforms me
Teu amor, Teu eterno amor, me transforma
And it brings me to my knees again
E me coloca de joelhos outra vez
Brings me to my knees again
Me coloca de joelhos outra vez
In worship on my knees again
Em adoração de joelhos outra vez

Your Grace, Your unending Grace, it lifts me
Tua graça, Tua infindável Graça, me ergue
Your Grace, Your unending Grace, it lifts me
Tua graça, Tua infindável Graça, me ergue
And it brings me to my knees again
E me coloca de joelhos outra vez
Brings me to my knees again
Me coloca de joelhos outra vez
In worship on my knees again
Em adoração de joelhos outra vez

Your blood, Your unfailing blood, it saves me
Teu sangue, Teu infalível sangue, me salva
Your blood, Your unfailing blood, it saves me
Teu sangue, Teu infalível sangue, me salva
And it brings me to my knees again
E me coloca de joelhos outra vez
Brings me to my knees again
Me coloca de joelhos outra vez
In worship on my knees again
Em adoração de joelhos outra vez

Great is Your name, Great is Your name
Grante é o Teu nome, Grande é o Teu nome
Great is Your name in all of the earth
Grande é o Teu nome em toda terra

Nenhum comentário: