segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Muito além do que sentimos...

Duas palavrinhas que têm sido recorrentes aos nossos ouvidos lá na igreja, me vieram à mente nesta manhã: constância e inconstância. Surgiram enquanto eu pensava sobre 'sentimentos'.

Já perceberam como os sentimentos não são mesmo confiáveis para guiar qualquer decisão ou atitude nossa? Não são, porque eles estão sempre mudando. Uma hora você está incrivelmente alegre, capaz de sair pulando pra expressar essa alegria; outra hora você mal consegue esboçar um sorriso - talvez até por uma coisa boba que tenha acontecido nesse intervalo de tempo.
Nos assuntos do coração então, isso é ainda mais perceptível. Uma hora, você tem certeza de que gosta demais de alguém e está disposto a pagar o preço por ela. Mas em outro momento, você se pergunta o que realmente sente pela pessoa. Não quer dizer que você deixou de sentir algo por ela, apenas que as coisas não são tão intensas quanto imaginava, ou mesmo que não faça tanto sentido assim se ocupar disso da forma com que tem se ocupado.

Isso acontece porque os sentimentos são, em sua maioria, reações internas a estímulos externos [definição minha rs]. Eles são influenciados pelo ambiente. O que acontece fora tem eco no nosso interior e é processado de alguma forma [vago, né?! rs]. Por isso, outra palavrinha, que eu odeio, se aplica demais aos sentimentos também: volubilidade. Somos volúveis, instáveis e inconstantes em nosso sentir.

Graças a Deus, o amor não é um sentimento, é uma escolha, uma decisão. E filhos de Deus, pessoas sábias, tomam suas decisões de forma racional. Você pode e deve ser estimulado sentimentalmente pela pessoa com quem quer estar junto, mas na hora de as coisas ficarem sérias [o que, para cristãos, deveria ser desde o começo - não como uma garantia de que vai dar certo, mas como uma real intenção de fazer o que é certo], você precisa separar o que sente. Precisa avaliar se consegue amar essa pessoa com todos defeitos e todas as coisas que te irritam nela. Porque vai chegar o momento em que o sentimento e excitamento que aproximou você dela irão desaparecer ou enfraquecer. Mas se tiver decidido amá-la apesar disso, os defeitos e manias e sei-lá-mais-o-quê vão continuar irritando você, mas não serão suficientes para abalar a aliança que existirá entre os dois. O amor é essa decisão e creio que, com o tempo, o que sentimos se torna mais claro e forte também. Mas escolhas e atitudes devem ser tomadas com base no amor, de forma racional. Não é o que Paulo diz? Que andamos pelo que cremos e não pelo que vemos (ou sentimos). “Eu não ando pelo que vejo, eu não ando pelo que sinto, eu ando pelo que eu creio”! Smith Wigllesworth

E com Deus também é assim. Tenho tentado explicar a uma amiga que o amor a Deus também parte de uma decisão de amá-Lo. Ele é amor e o amor é um dom que vem d'Ele. Para amá-Lo precisamos decidir isso, e Ele mesmo irá nos auxiliar. E no princípio pode ser uma coisa indefinida, mas com o passar do tempo, conhecendo e prosseguindo em conhecer ao Pai, esse amor só tende a crescer e se fortalecer. Quando passamos a ter uma vaga consciência do que Cristo fez por nós, não há outra decisão a tomar senão dar a Ele nossos corações e amá-Lo de volta. Enfim, cumpre-se o "amar e ser amado" pelo que todo ser humano anseia. Depois que tomamos essa decisão, a mais importante de nossas vidas, é que os parágrafos anteriores passam a fazer sentido. Amando a Deus antes de todas as coisas é que estaremos aptos a escolher alguém para glorificar a Ele ao nosso lado. Porque Ele é amor e, sendo amor, é constante, onde não há sequer sombra de variação.

"Nós amamos porque ele nos amou primeiro". 1 João 4.19


There's a road I'm walking on
Há uma estrada onde estou andando
Full of promise and of woes
Cheia de promessas e desgostos
And the fog has not yet gone, oh no
E o nevoeiro ainda não passou, oh não
But as it goes, I want you to know
Mas enquanto ele vai, eu quero que você saiba

Wherever I go, I'll take your hand, baby
Onde quer que eu vá, eu tomarei sua mão, amor
Into the light of day
Para a luz do dia
Cuz we'll never see just how far we've come baby
Porque nós nunca veremos o quão longe nós chegamos, amor
If we stay
Se nós ficarmos
And nobody knows just where this road will lead
E ninguém sabe exatamente onde essa estrada vai levar
But I'll take your hand as He's leading me
Mas eu tomarei sua mão enquanto Ele está me guiando
We'll walk on the shores of this beautiful sea
Faremos um passeio nas margens deste belo mar
And into the light of day
E à luz do dia

There's a season for us all
Há uma estação para nós todos
Life can spring as people fall, yeah
A vida pode florescer (primavera) enquanto pessoas caem (outono), sim (sim, outono! :D)
And the wonder of it all, oh
E a maravilha de tudo isso, oh
Is as it goes, you can still know
E enquanto acontece, você pode continuar sabendo

Wherever I go, I'll take your hand, baby
Onde quer que eu vá, eu tomarei sua mão, amor
Into the light of day
Para a luz do dia
Cuz we'll never see just how far we've come baby
Porque nós nunca veremos o quão longe nós chegamos, amor
If we stay
Se nós ficarmos
And nobody knows just where this road will lead
E ninguém sabe exatamente onde essa estrada vai levar
But I'll take your hand as He's leading me
Mas eu tomarei sua mão enquanto Ele está me guiando
We'll walk on the shores of this beautiful sea
Faremos um passeio nas margens deste belo mar
And into the light of day
E à luz do dia

And I won't let go, no never
E eu não deixar ir, não, nunca
We'll weather any storm
Nós resistiremos a qualquer tempestade
Oh, as the Father lights our way tonight
Oh, como o Pai ilumina nosso caminho essa noite
We will carry on, we will carry on
Nós vamos continuar, nós vamos continuar

Nenhum comentário: