sábado, 9 de março de 2013

Jugo desigual... será que vale a pena?

Deixa eu tirar essas teias de aranha aqui... rsrs Apesar da brincadeirinha inicial, não vou gastar muitos caracteres explicando porque não postava há tanto tempo. Vou direto ao assunto.

Não sei como anda o acesso a esse blog, mas andei pensando umas semanas pra trás, em começar a responder algumas coisas práticas. Tipo, não sei tudo da vida (claro), mas quem quiser a minha opinião sobre um assunto específico, pode me perguntar por email (svalverdes@gmail.com) que, na medida do possível, vou responder por um post. Hoje vou dar minha opinião sobre uma dessas coisas práticas que me perguntaram outro dia: jugo desigual.

Então, o que eu acho do jugo desigual? Lembrando, antes de começar a falar o que Deus tem ministrado ao meu coração e minha vida, que todos têm o direito de fazer suas próprias escolhas (o que chamamos livre-arbítrio) e que não são poucos os exemplos e histórias felizes que conheço que começaram assim.

Jugo desigual é a expressão que usamos para falar de relacionamento afetivo entre crentes em Jesus e não-convertidos. Joguem a palavra "jugo" no google, e vão ver um objeto de madeira usado para unir dois animais, geralmente bois, que, juntos, irão arar a terra. Se eu trocar um dos bois por um cachorro, por exemplo, essa tarefa (de arar a terra) vai ser prejudicada. Os dois vão ter que fazer uma força sobrenatural pra tentar realizá-la ou então o trabalho vai ficar todo (e muito mais árduo) para o boi. Eu imagino o cachorro quase suspenso diante da dificuldade dessa tarefa e junção.

Se você é um crente em Jesus, um cristão, de verdade e não apenas de "título", você sabe que não está nessa terra por acaso. Assim como o boi, você tem uma terra para arar, um propósito para cumprir pra glória do nome dEle. E Deus vai unir a você outra pessoa cujo propósito complementa, e não atrapalha, o seu. Juntos, vocês serão uma força no Reino dEle e força um para o outro - fortalecidos por Seu Espírito Santo em primeiro lugar.

No dicionário online de português vi um conceito bem interessante para jugo: "preito de obediência". Preito, por sua vez, quer dizer "dependência, sujeição, vassalagem".

Então, o jugo faz com que você esteja sujeito ao outro, dele dependa e tenha que obedecê-lo. Pensando no papel da mulher como esposa, que ao marido deve se sujeitar, é uma grande decisão. A quem você está se sujeitando??? Já o homem, que deve amar a igreja como Cristo amou a igreja, entregando sua vida por ela se preciso... será que seu sacrifício vai ser antecipado por uma má escolha ou mesmo será vão? Homem e mulher, moça e rapaz, será que você está se comprometendo a obedecer e andar com alguém que vai tornar sua vida mais difícil e vai impedi-lo/a ou atrasá-lo/a no papel que você tem a cumprir para Deus?

A Bíblia, Palavra de Deus, lança uma pergunta em Amós 3.3: "Duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo?". O que você acha?

A mesma Palavra afirma, em 2 Coríntios 6.14: "Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?". Na tradução A Mensagem, que é em linguagem contemporânea fica ainda mais claro: "Não se tornem parceiros dos que rejeitam Deus. Não há como fazer parceria entre o certo e o errado. Não é parceria: é guerra".

Muitos anos atrás, pensava que era importante não me submeter ao jugo desigual porque um não-crente não entenderia que "sexo, só depois do casamento", e também poderia ser infiel. Há menos tempo atrás, comecei a perceber o peso espiritual em cima de muitas mães que estão lutando sozinhas por suas famílias. Estamos em constante guerra com o mundo espiritual e não quero lutar sozinha em oração pela minha família e pelos meus filhos. Louvo a Deus por ter conhecido a Verdade antes de me casar. E ter o privilégio de fazer uma escolha ao invés de ter que lidar com as escolhas do passado.

Os motivos que eu citei continuam valendo, mas hoje, para mim, está ainda mais claro e simples ter em mente, e no coração, essa opção, a de não querer me submeter ao jugo desigual. Apenas esclarecendo que estou solteira (mas creio no melhor de Deus pra mim) e não sei meu dia de amanhã (mas está nas mãos dEle). Estou expondo minha visão e minha escolha (eita palavrinha usada aqui hoje! rs) que creio ter sido moldada pelo Espírito Santo ao longo de todos estes anos.


Está muito claro pra mim uma coisa. Minha vida está toda sobre uma base, que é Jesus Cristo. Se eu penso no meu presente ou no meu futuro, não tem como não pensar nEle, não tem como não partir dEle. Partem dEle a minha motivação, as minhas escolhas, os meus planos, os meus sonhos. Como eu vou inserir na minha vida, dividir a minha vida, com alguém que não está firmado na mesma Rocha? Como eu vou planejar uma atividade pra mocidade ou uma viagem missionária e aquele com quem escolhi compartilhar todos os meus dias nesta Terra, não vai fazer parte de nada disso? Simplesmente não consigo imaginar como isso seria possível. Não é escolher um par de sapatos, mas um esposo, alguém que vai ter um papel a desempenhar no Reino de Deus comigo. É com Deus que já tenho uma aliança. Sou de Cristo antes de "ser de alguém". Já tenho um compromisso, que vem antes de todos os outros. Já dependo e me submeto a Ele. Por isso, enquanto esposa, quero me submeter a alguém que se submete à vontade de Deus. Que O sirva e O ame muito mais do que vai amar a mim.

Não existe marido ou casamento perfeito. Perfeito é apenas Um, que é Cristo, nosso Salvador. E se Ele é o elo que nos unir, vai ser um casamento perfeitamente abençoado. Em que cada um vai desempenhar o seu papel no Reino e na vida do outro. Quero ser a primeira a orar por ele e que ele seja o primeiro a orar por mim. Quero que ele seja quem me dê força e me lembre da fidelidade de Deus quando a terra embaixo de mim parecer tremer. E quero ser essa mesma pessoa pra ele. A melhor pessoa pra ele, dependente e alimentada e regada por Ele.

Se você já se encontra em um casamento com um descrente, lute, persevere. Aguente firme e busque força nEle a cada dia. Ele vai honrar sua vida como já honrou de muitos outros servos e servas fieis. Se você não está casada, mas está em um relacionamento sério com um descrente, ore, peça a Deus sensibilidade para ouvir Sua voz, discernir Sua vontade e coragem para obedecê-Lo. É a Jesus Cristo que você confessou como Senhor e Salvador da sua vida, então, enquanto seu Senhor, é a Ele que você deve ser vassalo/a.

Que venha o Teu Reino! Antes de todas as outras coisas...





You Make Everything Beautiful

Rebecca St. James


Grant me serenity to accept things
Conceda-me serenidade para aceitar as coisas
The things I cannot change
As coisas que não posso mudar
Grant me the courage, Lord, to change what I can
Conceda -me coragem, Senhor, pra mudar o que eu posso
Wisdom to know the difference
Sabedoria para saber a diferença
In my weakness You can shine
Na minha fraqueza Tu podes brilhar
In Your strength I can fly and
Na Tua força eu posso voar

You make everything, everything beautiful
Tu tornas tudo, tudo belo
You make everything, everything new
Tu tornas tudo, tudo novo
You make everything, everything beautiful
Tu tornas tudo, tudo belo
In its time, in Your time
No tempo, no Teu tempo
It's beautiful
É belo

Grant me serenity, Lord, and patience
Conceda -me serenidade, Senhor, e paciência
For things will take time
Para as coisas que tomarão tempo
Grant me freedom to walk a new path
Conceda -me liberdade para andar em um novo caminho
And let me feel Your love
E deixe-me sentir Teu amor
In my weakness You can shine
Na minha fraqueza Tu podes brilhar
In Your strength I can fly and
En Tua força eu posso voar e

Lifting open hands to You my Savior
Erguendo mãos abertas pra Ti, meu Salvador
Beautify my soul
Embeleze minha alma
Knowing You redeem my pain and failure
Sabendo que Tu redimes minha dor e fracasso
Purify my soul
Purifique minha alma
Beautify my soul
Embeleze minha alma

Nenhum comentário: