terça-feira, 24 de abril de 2012

A Rapunzel cortou o cabelo...

Esse post de hoje começou a ganhar forma no meu coração já tem uns bons dias... Apesar da vontade de escrevê-lo logo, aproveitei a falta de tempo para deixá-lo "maturar" um pouco mais. E antes de dar início a essas coisas, quero ressaltar algo óbvio: quando eu falo aqui sobre minha vida sentimental, não estou falando de uma regra, mas de como Deus tem tratado essa parte da minha vida e o que Ele tem me ensinado através disso. Agora, por mais que qualquer um tenha pleno poder de decisão sobre sua própria vida, em especial a sentimental, não fico compartilhando esses detalhes da minha vida [muitos deles constrangedores] por minha própria vontade, mas pela vontade dEle. E, creio eu, se Ele quer que eu compartilhe, é porque não é só a mim que Ele quer ensinar... ;)

Umas semanas atrás, conversando virtualmente com uma amiga muito querida sobre essa área das nossas vidas, nossos erros e acertos, nossa espera, veio um desejo muito forte no meu coração, que compartilhei com ela naquele exato momento: "... mas por mais difícil que seja, agora eu quero ser a princesa no alto da torre, sabe? Ver se alguém se digna a tentar me alcançar... Só dar atenção ao meu coração quando ver os primeiros dedinhos na soleira da janela...".

Sei que essas coisas não são fáceis, porque às vezes o coração teima em querer falar mais alto, mas este é um desejo sincero que tenho agora. Sei também que pra muitos homens é difícil tomar coragem de se aproximar sem um incentivo da menina. E sei também que a "oferta" feminina é maior que a "masculina", mas e daí? A Bíblia fala que não devo andar pelo que vejo ou sinto, então... é hora de experimentar a espera de uma maneira totalmente diferente. Nada de jogar mais as tranças para tentar ajudar a escalada até o alto da torre! Nada de ficar com a cabeça pra fora da janelinha, vendo se tem algum candidato por perto...


Cortei meus cabelos. Não há mais tranças para jogar e tentar facilitar a subida. Se alguém achar que vale a pena, vai ter que se esforçar um pouquinho [mesmo que eu pense o mesmo sobre ele], queimar uns "neuroniozinhos"... Mesmo que ninguém que me conheça pense que valha a pena, eu sei que vai existir UM que vai ter certeza que sim!

Não são as pessoas que definem o nosso valor. Não é a moda. Nem a cultura. Não são nossas experiências - boas ou ruins. Muito menos nós mesmos. Nosso valor já vem de fábrica, como o chassi que identifica um carro, vem na marca do Criador em nós - imagem e semelhança dEle! E temos essa plena consciência quando o Espírito dEle, daquEle que é PERFEITO, testifica isso em nossos corações!

"Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai." Jeremias31.3

Já escrevi aqui o quão frustrante tem sido o comportamento de muitos rapazes cristãos [?] por aí... Um comportamento que não observei apenas comigo, como pude acompanhar também em experiências de amigas. Essa amiga com quem desabafei mesmo acredita piamente que o homem não converte a vida sentimental dele... E infelizmente acho que isso é uma verdade para a maioria [sem querer generalizar, por isso deixo de fora a minoria... hehe]. Mas pra essa categoria, quero também deixar um recado: ambos têm que orar e buscar a direção de Deus, mas é de vocês o papel de dar o primeiro, segundo, terceiro passos...

Vamos ter sabedoria, cautela. Vamos buscar a vontade de Deus, porque não são poucos os que têm deixado de lado um relacionamento com Deus para o que o mundo chama de amor, ou paixão... Pode ser que as coisas pareçam um pouco paradas na sua torre, mas não compensa estar lá embaixo, vulnerável a tantas coisas ruins que podem acontecer àqueles que estão sozinhos e expostos. Já comentei que houve um tempo em minha vida que olhava pra trás e via minha vida sentimental como uma página em branco, enquanto todos à minha volta escreviam suas histórias de amor. Mas hoje eu tenho a plena certeza de que essas páginas em branco valem mais do que todo o estresse e decepção que relacionamentos errados, frustrados e fracassados podem gerar... Ainda que eu enxergue essas páginas completamente brancas, sei que o Pai já escreveu uma história pra mim!

"Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel." Hebreus 10.23




I'm tired, do I have to keep proving myself
Estou cansada, eu tenho que continuar provando a mim mesma?
I'm weary and drawing from an empty well
Estou esgotada e me aproximando de um poço vazio
I need You more than I ever have
Eu preciso de Ti mais do que jamais precisei
So Jesus come and shatter my darkness somehow
Então venha, Jesus, e desfaça minha escuridão de alguma forma

I won't speak until You speak
Eu não vou falar até que Tu fales
I won't move until You move me
Eu não vou me mover até que Tu me movas
I won't sing, sing over me
Eu não vou cantar, cante por mim
I will wait as long as it takes
Eu vou esperar o tempo que for necessário

I'm restless for something significant
Estou inquieta por algo significativo
But I'm helpless cause I've done all I can
Mas estou impotente porque fiz tudo que pude
I want You more than I ever have
Eu quero a Ti mais do que jamais quis
So Jesus come and hold me, I'm shaking right now
Então venha, Jesus, e me envolva, estou tremendo neste momento

I won't speak until You speak
Eu não vou falar até que Tu fales
I won't move until You move me
Eu não vou me mover até que Tu me movas
I won't sing, sing over me
Eu não vou cantar, cante por mim
I will wait as long as it takes
Eu vou esperar o tempo que for necessário

You are the Comforter so comfort me
Tu és o Consolador, então me console
You're the Sustainer so be enough for me
Tu és o Provedor, então seja o suficiente pra mim
You are my Father and Your love for me
Tu és meu Pai e Teu amor por mim
Is where I find my rest
É onde encontro meu descanso

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Você gosta de lentilha?

Na noite de terça comecei a assistir ao DVD da peça A Senha, da Cia Jeová Nissi, e terminei na noite anterior. Desde o início, o Pai começou a falar ao meu coração a respeito de algumas coisas que vi e ouvi...


A mensagem da peça gira em torno de pessoas que trocam as promessas do Pai sobre suas vidas por alguns momentos no pecado, a exemplo de Esaú, que trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas. O filho mais velho, mesmo que por apenas alguns segundos (como era o caso de Esaú e Jacó), tinha direito a uma parte maior da herança, a muitas bençãos da parte de Deus e ainda seria o responsável pela casa se o pai viesse a falecer. Isso era muito importante na sociedade da época. Mas Esaú estava com fome e pensou apenas em sua necessidade física imediata.


Ao assistir à peça, o Espírito Santo abriu meus olhos e me mostrou que eu estive muito perto de trocar minha "primogenitura" por um prato de lentilhas. Dizem que lentilha tem sabor parecido ao do feijão... Há quem goste muito de feijão e não abra mão dele em suas refeições, mas mesmo pra alguém assim... valeria à pena trocar sua herança e seus direitos por um prato de feijão? E pense que você não vive na savana africana pra se imaginar em uma situação de extrema fome (mas ainda que não houvesse).

Tipo, há muitos anos eu não sou uma cristã boba e ingênua. Com a graça e o cuidado do Papai, eu já cresci muuuuito [falo isso pra glória dEle!], ainda que ainda tenha muuuuuito mais pra crescer e aprender e conhecer dEle... Mas o que quero dizer é que não sou mais "miolo-mole" como já fui, principalmente, na área sentimental.

No post Espere a obra terminar!, compartilhei que no final do ano passado, queria construir de todo jeito em um terreno quando nem sabia se era meu... Desde que compartilhei isso aqui, me perguntei a cada dia mais como fui ter esse comportamento, culminando na noite passada, quando tive essa revelação... Estive muito perto de trocar minhas promessas por algo completamente sem sentido. Não tenho orgulho em contar essas coisas, tenho vergonha, mas sei que meu Pai usou esse erro para me ensinar, e se minha experiência ajudar alguém também a aprender ou não errar, ficarei feliz. Então, voltando ao fio da meada... Não foi algo instantâneo, mas bastou aparecer um rapaz bonitinho na minha igreja, onde tem um monte de mulher, pra eu cair diante de alguns gestos que impressionaram? Foi só existir uma aparente reciprocidade de atenção pra eu pensar em trocar minha primogenitura? Meu Deus, eu estive muito perto! E hoje, quando eu olho pra trás eu me pergunto "o que foi que eu vi nele?", "como me deixei atingir por tão pouco?". Pensei que eu fosse mais esperta, e menos impressionável. Sabe aquela interrogação ENORME em cima da cabeça da gente? Está em cima da minha há algumas semanas, e só crescendo!


Isso me lembra que preciso vigiar mais. Preciso continuar crescendo, nunca parar, nunca achar que já estou perto do alvo... e preciso também me lembrar sempre de que o melhor de Deus é o MELHOR! Para o melhor, podemos fazer concessões daquilo que nossa alma deseja na outra pessoa, mas nunca concessões do que o nosso espírito, guiado pelo Espírito Santo, aprendeu a desejar nessa pessoa!

Ontem à tarde aproveitei uma brechinha no trabalho para tomar um café. Tive que fazer um café solúvel, e caprichei na quantidade de pó pra tentar disfarçar que não era a mesma coisa. Mas não adiantou. Não consegui passar da metade da xícara. E então me lembrei dessa peça, dessa Palavra... Lembrei de uma parte que diz que um banquete não é preparado às pressas, não é posto à mesa na mesma hora. Quem deseja se alimentar do banquete que o Pai tem preparado, precisa esperar. Mas quem não tiver paciência para esperar, irá se alimentar dos restos de comida, do lixo, que estão embaixo dessa mesa, à margem da vontade dEle...

Precisamos estar atentos e vigiar. Vida sentimental é coisa séria. Fico pensando nas promessas do Pai pra mim. Se Ele me fez águia, para voar nas alturas, Ele não vai me unir a um golfinho, que precisa estar submerso no mar nem a qualquer outro 'animal' que não possa voar. Tem gente que pensa que não tem nada a ver, mas é ignorância espiritual ou cegueira proposital, para evitar uma mudança de postura. Mas o casamento faz parte do ministério que Ele tem pra nós. Os dois devem se tornar um em todos os sentidos, especialmente neste. Deus não faz nada por acaso. Ele não dá ponto sem nó. Ele pensa em todas as peças e em todos os detalhes, para que tudo se encaixe. Mas nós, homens e mulheres, não. Nós pensamos apenas em nossa necessidade física imediata. Eu quero esperar pelo banquete. Eu quero tomar o café passado na hora, com o melhor pó possível. Eu quero a vontade dEle, boa, agradável e perfeita pra mim, pra ele, e pra Ele!



Your Love

Bluetree

Your love, Your everlasting love, transforms me
Teu amor, Teu eterno amor, me transforma
Your love Your everlasting love, transforms me
Teu amor, Teu eterno amor, me transforma
And it brings me to my knees again
E me coloca de joelhos outra vez
Brings me to my knees again
Me coloca de joelhos outra vez
In worship on my knees again
Em adoração de joelhos outra vez

Your Grace, Your unending Grace, it lifts me
Tua graça, Tua infindável Graça, me ergue
Your Grace, Your unending Grace, it lifts me
Tua graça, Tua infindável Graça, me ergue
And it brings me to my knees again
E me coloca de joelhos outra vez
Brings me to my knees again
Me coloca de joelhos outra vez
In worship on my knees again
Em adoração de joelhos outra vez

Your blood, Your unfailing blood, it saves me
Teu sangue, Teu infalível sangue, me salva
Your blood, Your unfailing blood, it saves me
Teu sangue, Teu infalível sangue, me salva
And it brings me to my knees again
E me coloca de joelhos outra vez
Brings me to my knees again
Me coloca de joelhos outra vez
In worship on my knees again
Em adoração de joelhos outra vez

Great is Your name, Great is Your name
Grante é o Teu nome, Grande é o Teu nome
Great is Your name in all of the earth
Grande é o Teu nome em toda terra

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sempre haverá uma escolha...

Chegamos a mais uma Páscoa. A data mais importante do calendário cristão, mas muito mais que uma data. O dia que marcou o início de uma nova vida pra cada um de nós. Mas, a partir deste dia, a partir do dia que mudou para sempre nossa existência, devemos passar a viver a cruz e a ressurreição de Cristo em cada um dos nossos dias. É diariamente que carregamos nossa cruz e é até o último dos nossos dias que temos a promessa do Cristo ressurreto conosco. Mas sempre teremos a escolha de viver pra Ele, por Ele e com Ele, ou vivermos para nós mesmos...

Escolhas Eternas
Max Lucado Daily

"Então ele disse: 'Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino'. Jesus lhe respondeu: 'Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso'." Lucas 23.42-43

Não é essa a lembrança do trio do Calvário? Você já se perguntou por que havia duas cruzes ao lado de Cristo? Por que não seis ou dez? Você já se perguntou por que Jesus estava no centro? As duas cruzes no monte poderiam simbolizar um dos maiores dons de Deus? O dom da escolha.
Lucas 23:43
Lucas 23:42

Os dois criminosos foram condenados pelo mesmo sistema. Condenados à mesma morte. Igualmente perto do mesmo Jesus. Mas um mudou!

Você fez algumas más escolhas na vida, não é? Você olha para trás e diz: "Se eu pudesse compensar aquelas más escolhas. Você pode! 


Quando um ladrão na cruz orou, Jesus o amou o suficiente para salvá-lo. Quando o outro o escarnecia, Jesus o amou o suficiente para deixar. Ele permitiu-lhe a escolha.

Ele faz o mesmo para você!


Eternal Choices

Then (the thief) said, “Jesus, remember me when you come into your kingdom. Jesus answered him, “Truly I tell you, today you will be with me in paradise.”  Luke 23:42-44

Isn’t this the reminder of Calvary’s trio?  Ever wonder why there were two crosses next to Christ?  Why not six or ten?  Ever wonder why Jesus was in the center?  Could it be the two crosses on the hill symbolize one of God’s greatest gifts?  The gift of choice.
The two criminals were convicted by the same system.  Condemned to the same death.  Equally close to the same Jesus.  But one changed!
You’ve made some bad choices in life, haven’t you?  You look back and you say, “If only I could make up for those bad choices.  You can! 
When one thief on the cross prayed, Jesus loved him enough to save him.  When the other mocked, Jesus loved him enough to let him.  He allowed him the choice.
He does the same for you!