segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O primeiro Natal...

Ontem à noite, no final do culto, cantamos Noite de Paz. Foi lindo. A primeira estrofe em francês, cantada lindamente por uma amiga haitiana, e o restante do hino em português. Em determinado ponto, meus olhos se encheram d'água, que desceram pelas minhas bochechas quando a canção chegou ao fim.

O que me trouxe lágrimas e um calor gostoso no coração, foi a estrofe que fala sobre meu evento favorito ocorrido no primeiro Natal: o anúncio da chegada do Messias aos pastores (Lucas 2.8-20).

Respeito aqueles que escolheram renegar o Natal e demonizar todos os símbolos que o representam. Mas tomo a liberdade, como já escrevi aqui no ano anterior, de atribuir a estes mesmos símbolos motivos para louvar a Deus pela dádiva incomparável de enviar Seu filho único a este mundo. 

Não é uma data, nem costumes, nem enfeites ou reuniões familiares que devem marcar o Natal em nossas vidas. Tampouco más recordações ou frustrações acumuladas ao longo dos anos. Apesar de amar essa época e esse clima (ignorando alguns excessos), o Natal só tem sentido quando conhecemos seu sentido, que é Cristo. Não haveria cruz nem ressurreição se Jesus não tivesse nascido primeiro. E para nascer, assim como foi na cruz, ele abriu mão de muita coisa. Ele deixou a companhia de seu Pai, deixou sua glória e poder e todas as características de sua divindade que o impediriam de habitar um corpo terreno e suscetível a todas as mazelas e apelos terrenos. Isso não é pouca coisa. Nem é subjetivo. Não para quem compreende e ama a mensagem da cruz.

Para compreender o verdadeiro sentido do Natal, basta abrir a Bíblia e ler, no início de cada evangelho, como foi o primeiro Natal. Porque a partir daí será possível entender o que foi o primeiro Natal.

Uns são chamados para curar, outros para libertar, mas enquanto uma pessoa chamada para ser agente de transformação social, meu coração arde por aqueles que são excluídos - que, é claro, também podem ser os que precisam de cura ou libertação, por exemplo. E por isso, o evento naquele primeiro Natal que mais me desestrutura e que me fez balançar outra vez ontem à noite, como já disse, foi o anúncio do nascimento de Jesus aos pastores. Quanto mais eu penso, menos consigo imaginar o que não foi aquele momento para aqueles homens! 

Lucas é o único que traz esse relato. O tema central do evangelho que, guiado pelo Espírito Santo, este médico e discípulo escreveu, é o seguinte: Jesus é o salvador de todos. Indivíduos de todos os grupos étnicos e classes sociais, homens ou mulheres, podem encontrar a salvação nele [by comentário da minha Bíblia rs].


Voltando àquela noite célebre na história, que inclusive dividiu a história em "antes" e "depois", é importante ressaltar que, enquanto toda a população do Império Romano foi convocada para responder a um censo em sua cidade de origem, os pastores permaneceram no campo. Eles eram considerados párias, desonestos e impuros aos olhos da Lei e ficavam no campo com as ovelhas no período que ia de março a novembro. Eles eram os excluídos.

Excluídos pela sociedade da época, mas não excluídos nem esquecidos por Deus. Impuros aos olhos da Lei, mas pecadores carentes de um Salvador como qualquer outro homem ou mulher aos olhos do Pai.

Esquecidos, excluídos, eles cuidavam do rebanho na noite escura. Sem esperança. Há muito tempo, muito tempo mesmo, cerca de 500 anos atrás, havia-se falado sobre um Salvador, um Messias, que viria trazer a redenção de Israel. A pouco tempo, um homem havia voltado a falar nisso, mas ele vivia no deserto, coberto do pelo de animais e parecia ainda mais excluído que eles...

O que importa é que eles não importavam. Mas em uma noite escura que não nos interessa saber ao certo quando foi, mas, sim, que foi, de verdade!, a desesperança e o esquecimento foram dissipados. De repente, "um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados" (v.9). Você consegue tentar viajar no tempo comigo e imaginar o que foi isso? Um campo escuro, homens cansados e sem esperança, sendo visitados de uma hora pra outra pela glória de Deus?

"Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor" (vs. 10-11). O anjo deu a eles as coordenadas para chegar até o bebê e o reconhecerem e o que se seguiu foi ainda mais grandioso:

"De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: 'Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor'" (vs.13-14).

O céu estava em festa e aqueles pobres pastores foram os bem-aventurados convidados a tomar parte dessa festa! Eles acompanharam, ao vivo e a cores, o show mais indescritível possível - um exército celestial cantando e ainda proclamando palavras de benção que se aplicavam a eles também! O campo nunca mais foi o mesmo, a vida nunca mais foi a mesma. E eles ainda puderam contemplar o filho de Deus em primeira mão! Se você ler em Mateus 2.11, vai perceber que os reis magos só chegaram quando Jesus já era uma criança, que nem estava mais naquela estrebaria. Não sei qual a origem, mas achou-se mais bonito apresentar a cena do primeiro Natal com três importantes reis, mas quem fez parte daquela cena foram aqueles pastores. Não estou aqui desmerecendo a participação dos reis magos, que também rendem uma baita reflexão, principalmente por demonstrarem que a salvação também era estendida aos gentios. O foi desde o início.


Em uma reflexão do John Piper, sua versão do versículo 14 afirma "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra entre aqueles com quem Ele está satisfeito!". Piper segue dizendo: "Paz entre os homens sobre os quais repousa a seu favor. Paz entre homens com quem ele está satisfeito. Sem fé é impossível agradar a Deus. Então o Natal não traz paz a todos. (...) A chave que abre o baú do tesouro da paz de Deus é fé nas promessas de Deus. (...) E quando realmente confiamos nas promessas de Deus e temos alegria e paz e amor, Deus é glorificado. 

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens com quem ele está satisfeito - homens que acreditam". [trechos das páginas 11 e 12 do livro Good News of Great Joy - baixe aqui]

Assim como aqueles pastores, não sou digna de receber o amor nem as promessas de Deus. Mas com todo o meu coração, quero agradá-Lo. Que para muito além dos apelos, expectativas ou recordações que marcam esta época, possamos crer e experimentar a cada ano, a cada dia, a cada instante, o cuidado, amor, graça e bondade deste Deus que abriu mão de tantas coisas tão além do nosso entendimento, para que tivéssemos uma nova chance, um novo começo. 

Não é apenas mais uma noite escura e sem esperança... o Salvador nasceu! E através de sua vida e sua morte, também podemos renascer! Mais do que isso, podemos levar Sua vida e Sua luz a um mundo de desigualdade social, doenças, cadeias...

"O Espírito do Eterno, o Senhor, está sobre mim
porque o Eterno me ungiu.
Ele me enviou para pregar as boas-novas aos pobres,
curar os de coração partido,
Anunciar liberdade aos cativos
e o perdão a todos os prisioneiros.
O Eterno me enviou para anunciar o ano de sua graça -
a celebração da data em que Deus destruiu nossos inimigos -
e consolar todos os que choram;
Para cuidar das necessidades de todos os que sofrem em Sião
e entregar a eles flores de esperança, em vez de cinzas,
Mensagens de alegria, em vez de notícias de calamidade,
um coração de louvor, em vez de espírito angustiado.
O nome deles será mudado para 'Carvalhos de Justiça',
plantados pelo Eterno para mostrar a sua glória"
Isaías 61.1-3 [tradução A Mensagem]



Silent night, holy night
Noite de silêncio, noite santa
All is calm, all is bright
Tudo está calmo, tudo é brilhante
Round yon virgin, mother and child
Ao redor da jovem virgem, mãe e criança
Holy infant so tender and mild
Santo menino tão meigo e suave
Sleep in heavenly peace
Durma em paz celestial
Sleep in heavenly peace
Durma em paz celestial

Silent Night, Holy Night
Noite de silêncio, noite santa
Shepherds quake at the sight
Os pastores estremecem com o que veem
Glories stream from heaven afar
Glórias fluem do céu ao longe
Heavenly hosts sing alleluia!
Hostes celestiais cantam aleluia!
Christ, the Savior is born
Cristo, o Salvador nasceu
Christ, the Savior is born
Cristo, o Salvador nasceu

Silent night, holy night
Noite de silêncio, noite santa
Son of God, love’s pure light
Filho de Deus, luz pura de amor
Radiant beams from Thy holy face
Brilha radiante em Teu sagrado rosto
With the dawn of redeeming grace
Com o alvorecer da graça redentora
Jesus, Lord at Thy birth
Jesus, Senhor em Teu nascimento
Jesus, Lord at Thy birth
Jesus, Senhor em Teu nascimento

This silence is so quiet
Este silêncio é tão calmo
This silence is so quiet
Este silêncio é tão calmo
So quiet
Tao calmo
And what a night
E que noite
Oh what a night
Oh, que noite

domingo, 23 de dezembro de 2012

Então, 30!

Oito dias atrás eu estava completando meus 30 anos de vida. A semana toda quis escrever aqui, mas não consegui... Um dos motivos foi a "quebradeira" do final de semana de aniversário, que precisou ser administrada ao longo dos dias que se seguiram. =)

Nunca imaginei que fosse escrever um post sobre meus 30 anos, principalmente relatando o que tenho pra relatar. Primeiramente, até pouco tempo atrás, eu fazia questão de não ficar divulgando minha idade. Agora, fico alardiando por todo canto!rs Até contagem regressiva nas redes sociais - prática da qual não sou muito fã -, eu fiz! Mas fiz porque precisava compartilhar o quanto Deus é bom e fiel!

Falei muito sobre gratidão no post anterior,e isso tem tudo a ver com esse aniversário. Completar três décadas da benção e cuidado de Deus é uma coisa especial demais. Meus olhos se enchem d'água só de pensar... Ele sempre cuidou de mim. Nas duas primeiras décadas Ele teve a paciência de aguentar uma filha mimada e pirracenta, que batia o pé e se descabelava quando não tinha o que queria. Nos 10 anos seguintes, pude perceber como Ele foi me tratando, me transformando... E posso imaginá-Lo outra vez cuidadoso, e sensível, vendo uma sombra de tristeza no olhar da filha que, ainda caindo nas pegadinhas do coração, não teve o que queria... Isso para dar exemplos de apenas uma área, porque a transformação foi geral - e continua sendo. Já com algumas ruguinhas e fios brancos, não iria querer voltar atrás de forma nenhuma! Não troco a Suéllen de hoje pela de ontem de jeito nenhum! Nem eu teria paciência com aquela Suéllen mais... rs

Outro motivo (um entre milhares) para essa gratidão reside no fato de eu olhar para todos estes anos e enxergar no último, no 29°, o melhor deles! Mais um ano inteiro sem beijo na boca, com menos romance ainda que o ano anterior, mas um ano que não consigo descrever! Acho que poder perceber o início de algumas promessas dEle se cumprindo foi/é o carro-chefe... Sem contar o fato de que finalmente me senti adulta mesmo. Bonita mesmo. E mesmo com o cabelo no menor comprimento até hoje! Não consigo lembrar de tudo, mas este blog, em sua escassa postagem deste ano, pode reiterar o que eu digo.

Muito pelo que agradecer. Inclusive o fato de que queria um aniversário diferente. Todos os anos, praticamente, juntava uma galera aqui em casa. Por isso, e também porque tinha um casamento no sábado, decidi encontrar com todo mundo em um lugar legal perto de casa. À meia-noite estava cercada de pessoas queridas e, ao invés de soprar as velinhas em cima de um bolo, soprava uma pilha de batata frita com bacon... =) Foi tudo gostoso demais! Comida, lugar, companhia, clima... E depois de dormir duas horas, começou a segunda parte do grande dia! Subimos um morro conhecido da cidade para fazer uma festa para as crianças e evangelismo em algumas casas. Fiz parte deste segundo time. Sempre me achei tímida demais para pensar que meu lugar pudesse ser o evangelismo de rua... mas estou cada vez mais certa de que estava errada... hehe E isso é muito bom! Todas essas percepções são boas demais! Perceber e contemplar a ação de Deus em nosso interior é algo maravilhoso demais!

Tem tanta coisa que estou deixando de fora, que estou arrependida de não ter escrito antes! Mesmo porque já tem outro post pulsando aqui dentro "doido" para ser liberado... rs Por isso, vou encerrar com uma música que já amava desde a primeira vez que a ouvi, mas que ganhou um significado especial a poucos dias do meu aniversário. Como Deus tem o costume de fazer, Ele abriu meus ouvidos e meu coração e me entregou essa música para meditar e incluir nas celebrações... Ele me mostrou que o que é cantado tem sido verdade em minha vida, mesmo a parte em que a vocalista pede algo a Ele... já tem sido também o clamor do meu coração. Ai, como Ele me faz feliz! Como sou feliz por ter encontrado meu início e meu fim, meu mestre, melhor amigo, Senhor, Rei, noivo, Salvador... Em cada instante destes 30 anos Ele esteve comigo, mesmo quando eu não dava espaço para que Ele fosse notado. Em cada "não", experimentei Seu cuidado. Em cada "espere", Seu sustento. Em cada "sim", experimentei Sua graça. Que é maior que a vida. Muito maior que a minha própria vida.

Não bastasse a gratidão e alegria pelo ano que passou, o mais impressionante é um sentimento que tenho em meu coração de que o melhor está por vir... Não é euforia gospel. Simplesmente não consigo deixar de pensar que Jesus iniciou seu ministério terreno aos 30 anos. É simbólico demais. E não é gratuito... Meu coração está cheio de expectativa. E é uma expectativa que vem do Alto! Ele está no controle... =)


You can take my dry bones
Tu podes tomar meus ossos secos
Breathe life into this skin
Soprar vida a esta pele
You called me by name
Tu me chamaste pelo nome
Raised me to life again
Me ergueste de volta à vida

You can calm the oceans
Tu podes acalmar os oceanos
Speak peace into my soul
Ministra paz à minha alma
Take me as I am
Me leva como sou
Awaken my heart to beat again
Desperta meu coração para bater novamente

Oh Jesus
Oh Jesus
Alive in me
Vivo em mim

You move in the unseen
Tu te moves no invisível
You set the captives free
Tu libertas os cativos
As I stand and sing
Enquanto estou de pé cantando
You're breaking the chains off me
Tu estás quebrando as cadeias em mim

Oh Jesus
Oh Jesus
Alive in me
Vivo em mim

Breathe in me Your life
Sopra em mim Tua vida
I can feel You are close now
Eu posso sentir que estás perto agora
I can never hide
Eu nunca posso me esconder
You are here and You know me
Tu estás aqui e me conheces
All I need is You
Tudo que eu preciso é de Ti
And I love You
E eu Te amo
I love You
Te amo
I love You
Te amo
I love You
Te amo

Breathe in me Your life
Sopra em mim Tua vida
'til Your love overtakes me
Até que Teu amor me exceda
Open up my eyes
Abra os meus olhos
Let me see You more clearly
Deixe-me ver-Te mais claramente
Falling on my knees
Caindo de joelhos
'til I love like You love
Até que eu ame como Tu amas
Like You love me
Como Tu me amas
I love You
Eu Te amo

Oh Jesus
Oh Jesus
Alive in me
Vivo em mim

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Então... é Natal!!!

Quem me conhece ou acompanha o blog [perdão pela escassez de atualizações!] já deve ter percebido o quanto eu amo essa época do ano! E isso acontece desde que eu tenho alguma lembrança... É uma época que reúne meu aniversário, Natal e Ano Novo [antigamente ainda tinha férias no meio...rs], uma época que sempre me inspirou e cujo significado foi amadurecendo dentro de mim com o passar do tempo.

Mas dessa vez, tenho experimentado um final de ano diferente. Surpreendente até, tenho percebido. Apesar de tudo que eu escrevi acima, na maioria das vezes, essa época gostosa ia embora antes que eu pudesse tê-la curtido o suficiente. E sempre também batia aquela sensação de que faltava algo, ou alguém, pra poder desfrutar plenamente da estação comigo. Um pensamento de que "ainda não era esse aquele Natal tão desejado".

Mas eu não sei explicar como Ele faz essas coisas, mas este ano tem sido completamente diferente. O tempo não está sobrando, não fui pra Nova Iorque nem tenho ao meu lado aquela pessoa pela qual tenho orado há tempos... Mas tenho dentro do meu coração uma alegria tão grande e a plena convicção de que tenho muito mais do que mereço!


Se alguém leu meu post Gratidão, simples assim [2], viu uma série de bençãos/sonhos/surpresas que o Pai me concedeu este ano. E essa gratidão continua queimando em meu coração, acrescida do mais importante, gratidão pela presença, cuidado, amor e graça do meu Pai, cada vez mais perceptível aos meus olhos e meu coração.

Pode parecer meio louco, subjetivo demais, mas é tão forte e tão real. Às vezes, de dentro do ônibus, olho pro céu, ouço um trecho de uma música e me sinto tão grata a Ele que tenho que segurar as lágrimas.

É uma inversão total, que aconteceu de forma tão natural e tem realmente me surpreendido e alegrado. Ao invés de pensar no que ainda falta para aquele final de ano "perfeito", me sinto grata por tudo que Ele tem feito e por quem Ele tem se revelado a mim [quem Ele é!!!].

Sabemos que Ele age em cada um de nós respeitando nossas particularidades, mas eu convido você a fixar os seus olhos nEle e encher seu coração de alegria e gratidão por bençãos que, com certeza, não faltam sobre a sua vida!

Estas palavras têm ardido no meu coração já tem umas duas semanas, e essa chama foi só aumentando com o passar do tempo. Creio que foi a hora certa de escrever, no início do último mês de um ano que foi incrível! Eis uma das grandes belezas do Cristianismo, o poder do Cristo ressurreto operando em nosso interior pode fazer novas todas as coisas, em todo o tempo... Fico maravilhada com a percepção desse mover, desse poder, todas as vezes! :)

"A Deus, o SENHOR, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação." Salmo 27.4


Who can compare to You, my King
Quem pode se comparar a Ti, meu Rei?
Who can compare to You, my Lord
Quem pode se comparar a Ti, meu Senhor?
Who can compare to You, my Friend
Quem pode se comparar a Ti, meu Amigo?
I looked and I've found that there's no one like You in all the earth
Eu procurei e descobri que não há outro como Tu em toda a terra

And You take my hand, and You call me Your own
E Tu tomas minha mãe, e me chama Tua
You show me the way to life
Tu me mostras o caminho da vida
And You lift my head, and You give me hope
E Tu levantas minha cabeça, e me dá esperança
You show me the way to life
Tu me mostras o caminho da vida

No one compares to You, my King
Ninguém se compara a Ti, meu Rei
No one compare to You, my Lord
Ninguém se compara a Ti, meu Senhor
No one compare to You, my Friend
Ninguém se compara a Ti, meu Amigo
I looked and I've found that You're the One I needed all along
Eu procurei e descobri que Tu és o Único de que sempre precisei

You are the way
Tu és o caminho
You are the truth
Tu és a verdade
You are the life
Tu és a vida